Filmes #23 - A Origem dos Guardiões

Título: A Origem dos Guardiões
Título Original: Rise of the Guardians
Gênero: Animação
Duração: 97 minutos
Sinopse: As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.





Hoje estou aqui para falar de um filme que me surpreendeu bastante. Demorei para ver por não ter muitas expectativas e não é segredo que sou fã de animações e sempre estou assistindo todos os lançamentos possíveis. Quando A Origem dos Guardiões foi para os cinemas, achei interessante ao ver as propagandas mas nada que me chamasse muita a atenção, portanto decidi ver em casa. Pois bem, após ser lançado em dvd, demorou um pouco mas fui assistir e me deparei com uma animação bem elaborada, com uma mensagem incrível, efeitos e visual impecáveis e me surpreendi em todos os sentidos. Se tornou, com certeza, um dos meus favoritos. 









O filme é baseado no livro homônimo de William Joyce, e possui personagens fictícias como Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente, Jack Frost, e Sandman.
Jack Frost, é um ser sobrenatural, praticamente como os Guardiões. Mas contrariamente aos outros, é um solitário, o clássico rebelde sem qualquer causa. Também ele é imortal, eternamente jovem, carismático e esperto. Tem incríveis poderes climatéricos, que controla com a ajuda do seu bastão mágico. Pode evocar o vento, a tempestade, o frio e a neve e viaja pelo vento como um snowboarder olímpico. É a personificação do espírito das travessuras e do caos e ainda não dominou o seu potencial na totalidade. Norte, é provável que “Norte” faça lembrar o Pai Natal, mas esta não é a personagem encantadora com a qual estamos familiarizados. Norte é um antigo cossaco russo com a palavra “mal comportado” tatuada num braço e “bem-comportado” no outro. Impetuoso, exigente e impulsivo, o Norte consegue ver tudo. Todo ele emana felicidade. Se o Norte acredita numa causa, não há nada nem ninguém que o consiga travar. Coelhão, coelhão, como é conhecido, é um australiano querido e calmo, tão seco como o interior australiano. Um guarda-florestal por excelência, sempre pronto para o trabalho, é um protetor da natureza duro e brusco. Segue os ritmos da natureza e quando chega a oportunidade de ação, espera pelo momento certo para agir. E quando finalmente o faz, é num abrir e fechar de olhos. O Coelhão é completamente imperturbável. A única coisa que o consegue deixar louco é a constante provocação do Norte, sempre a afirmar que o Natal é mais importante do que a Páscoa.


A Fada dos Dentes, a Fada é meio humana e meio colibri. É uma criatura iridescente, linda, elegante, com tons azuis e verdes. Tem imensa energia, não para de se mexer, os seus pés nunca tocam no chão. Ela expressa um vasto cortejo de emoções através das penas e da cauda. Todos nós sabemos que a Fada dos Dentes recolhe os dentes que as crianças colocam debaixo das almofadas. O que não sabemos é que esses dentes guardam as mais preciosas memórias de infância, e a Fada guarda-os no seu palácio, para quando mais tarde, na vida, precisarmos dessas memórias. Breu, Breu é o Bicho Papão que se esconde debaixo das nossas camas e a razão de termos medo do escuro. Vive num covil subterrâneo, que é o espelho maléfico dos reinos dos Guardiões. Tem suportado gerações de pais que dizem aos filhos para não acreditarem nele, enquanto os Guardiões recebem toda a aclamação. O Breu decidiu mudar esta situação. Maquinou um plano para convencer as pessoas a acreditarem nele em vez de acreditarem nos Guardiões. Ele vai fazer desaparecer sistematicamente os Guardiões, um a um, e o que eles representam, até não restar nada mais a não ser medo. Sandy, o Sandman é o arquiteto e portador de bons sonhos. E é mudo, comunica através de imagens de areia expressivas, que conjetura na sua cabeça. Ele é o solista de um coro grego. É ele quem dá um certo realce de comédia. Porém, também existe um elemento sábio e ancião nesta personagem. Em momentos fundamentais, pode ser usado como uma espécie de arma secreta – é quem mostra aos outros Guardiões o que é realmente importante.

O filme conta com a principal tarefa de mostrar que as crianças estão deixando de acreditar. E não acreditando estão deixando de lado toda aquela infância e inocência que deveria existir. Mas não pensando somente nas personagens principais, é apresentado um personagem não muito famoso e pouco amado, Frost, trazendo a mensagem importante que todos podem ser amados e perdoados e Frost pode sim ser um Guardião. Seguindo essa temática o Bicho Papão, terror dessas mitologias, volta a aterrorizar as crianças e deseja acabar com os sonhos bons e as crenças nas coisas boas e assim segue o filme, com as tentativas de derrotar o Bicho Papão e mostrar as mais diversas mensagens bonitas, desde amizade, amor até a fé e a pureza que toda criança deveria ter. 

O filme ainda conta com visuais e gírias atuais para atrair as crianças, que cada vez estão mais modernas, complicadas e amadurecendo rápido demais para a idade. Como fazer isso sem soar infantil demais? A produção soube muito bem deixar tudo moderno e fez com que cada um desses personagens fossem, digamos, legais... ou como as crianças chamam: Loucos, maneiros...modelos. Portanto, aqui está a minha dica. Uma animação para todos que gostam do gênero, para aqueles que possuem crianças na família e para todos que curtam um bom passatempo naquele friozinho. É um filme que vale a pena e merece um pouco do seu tempo, assista com a família e garanta um programa especial! Uma coisa super triste é que este foi o último filme que foi produzido pela DreamWorks e distribuído pela Paramount Pictures. Agora a distribuidora é a Fox. Fiquei desanimada, amava essa parceria que resultava em ótimas animações. 

13 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por esse filme. É um dos meus favoritos. É um pouco infantil mas é tão fofo, tão lindo. E amei como você contou a história, me deu até vontade de rever.
    Beijos Karol

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito assistir esse filme mas ainda não tive a chance.
    Gosto muito de animação e amei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. AIEEEEE!!!! Esse filme é lindo demais!!!! Eu tbm adorei, muito fofo!!!! kkkkk

    Tbm sou fã de animações e qual foi minha surpresa quando assisti a este e dei de cara cim esse papai noel!!!! eu amei!!!! rsrsrsrsrsrrs

    Adorei o post!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. que fofo esse filme *-*
    Adorei! Uma animação bem legal pelo visto.

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse filme aqui em casa pra assistir há um mes e ainda não me animei. Também adoro animações, elas são divertidas e quase sempre nos ensina alguma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de filmes de desenho, mas as imagens desse são lindas. Eu tinha visto a propaganda dele, mas não me interessei muito.

    ResponderExcluir
  7. Karol adoro sua dicas de filmes de animação..ainda não conhecia esse mas vou assistir com certeza =D

    ResponderExcluir
  8. vi este filme no cinema e AMEI!
    tá, sou meio suspeita em falar pois minha criança interior adora desenhos hahaha
    até resenhei ele no meu blog... dá uma olhada :)
    http://www.futilmasinteligente.com/2012/12/rayme-assistiu-origem-dos-guardioes_20.html

    ResponderExcluir
  9. Já me falaram desse filme, mas nem dei muito pra ele. Mas vendo você falar agora, me deixou muito curiosa, parece bem fofo. Quero assistir logo!

    ResponderExcluir
  10. Adoro uma animação e essa resenha me deixou super animada para assistir! :D
    Os gráficos estão super bacanas e é ótimo que a linguagem seja atual!
    É o tipo de filme "para crianças" mas que agrada a todos os públicos. Adoro!

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Eu adoro desenhos..
    Ainda nao assisti esse, mas meu filho viu no cinema com a avó e adorouuu..
    sempre vejo por causa dele, entao ja sei q em breve estarei conferindo esse filme aqui em casa a beça.. hehe
    Esse parece ser ótimo!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Tenho que tirar um dia pra assistir esse filme. Parece bem legal e esse nota nove já é meio caminho andado.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Não sou fããã de animações, mas assisto algumas.
    Essa não fez meus olhinhos brilharem, mas parece ser uma boa diversão, ;)

    ResponderExcluir