Livros #30 - Percy Jackson e Os Olimpianos - O Ladrão de Raios

O Ladrão de RaiosTítulo: O Ladrão de Raios
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Nº de páginas: 387
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


O Ladrão de Raios é o primeiro volume da premiada série Percy Jackson & os Olimpianos, na qual acompanhamos as aventuras de Percy, um garoto um tanto quanto problemático e diferente. Percy simplesmente não consegue ficar em uma escola um ano inteiro sem ser expulso ou até mesmo ir em alguma excursão sem arrumar uma enorme confusão, e ele associa todos estes problemas à sua dislexia e seu déficit de atenção.

Antes disso - uma lembrança realmente antiga. Eu estava na pré-escola, e uma professora acidentalmente me pôs para dormir em um berço para dentro do qual uma cobra se arrastara. Minha mãe gritou quando foi me buscar e me encontrou brincando com uma cobra flácida cheia de escamas, que eu de algum modo conseguira estrangular até a morte com minhas mãos gorduchas de bebê.

Mas, na verdade, ele arruma tanta confusão porque é um semi-deus, como acaba descobrindo, filho de um deus (Poseidon) e uma mortal. Percy acaba indo para o Acampamento Meio-Sangue, que é um acampamento de verão onde crianças e adolescentes que são filhos de deuses ficam para se manterem em segurança, já que volta e meia monstros querem matá-los (ou lanchá-los) devido ao seu poder. Quem o guiou até o acampamento foi o sátiro Grover, que seria o seu guardião.

Com tantas novidades com as quais Percy tem que lidar ainda tem que se preocupar com  a guerra civil entre seu pai e Zeus que está prestes a começar, pois o deus dos deuses acredita que foi Percy, a mando de seu pai, Poseidon, quem roubou os seu raio mestre. Querendo impedir a morte de milhares de pessoas inocentes ele viaja com a filha de Atena, Annabeth, e Grover em direção ao Mundo Inferior para recuperar o raio de Zeus, que  Percy acredita ter sido roubado por Hades na verdade. E, assim, inicia-se a primeira aventura de Percy Jackson.

Sempre ouvi coisas maravilhosas sobre esta série, mas após assistir o filme eu desanimei completamente para ler os livros, afinal aquela foi uma das piores adaptações literárias para o cinema. Mas, honestamente, este foi um livro maravilhoso de se ler. Desde o desenvolvimento da história até a forma como a qual esta foi escrita e seus personagens foram construídos e desenvolvidos.




É uma leitura leve e divertida que simplesmente não te permite fechar o livro até terminá-lo (ou ser extremamente necessário). Assim como Percy é um personagem maravilhoso, amei sua personalidade sarcástica e um tanto crítica e inocente ao mesmo tempo. Grover foi outro personagem que me conquistou com seu jeito medroso e corajoso ao mesmo tempo, um sátiro engraçado e muito legal. Já Annabeth é a garota inteligente e que sempre tem um plano do trio e, apesar de não ter sido muito desenvolvida de uma forma geral neste volume da série, eu adorei também.

Realmente adorei este livro e super recomendo para todos os gostos e todas as idades. Não tem como não amar. 


- Monstros não morrem, Percy. Eles podem ser mortos. Mas eles não morrem.                                  - Ah, obrigado. Agora entendi tudo.



9 comentários:

  1. Esse livro é maravilhosooo!!!!
    Eu adoro ele, a leitura é fácil, mas cheia de conteúdo. Para quem gosta de ficção é um livro ótimo *-----*
    E tem mais livros na coleção, então é maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro da série, mas estou tentando montar a coleção para então, começar a ler. Vi o filme e não gostei muito, mas me disseram que o livro é muuuuiiiittttooooo melhor!!! (claro ;)

    Adorei a resenha vio! bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ah..jura que não gostou do filme?rs
    Puxa..qdo vi eu adorei!
    Mas os livros ainda não li nenhum..não que não falte vontade. Mas ainda não pintou oportunidade!
    Já li muita coisa positiva sobre esse primeiro livro e com certeza, vou querer muito ler.
    Mesmo já tendo visto a adaptação.rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do filme, Ainda não i nenhum livro da série,mas eu vou ler sem dúvidas.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro PJ, é um daqueles livos que ensina um monte de coisa e ainda te diverte. A adaptação cinematografica é um lixo, não é nada parecido com o livro. Recomendo que leia todos! =D

    ResponderExcluir
  6. Particularmente não curto essa temática com mitologia e seres sobrenaturais.
    Essa série tem muitos fãs e já li comentários positivos.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo me sentir atraída por essa série, tem um ar muito juvenil... sei lá!
    Mas diante de tantas críticas positivas ao autor, me rendi e comprei os dois primeiros livros da sério Crônicas dos Kane... espero me surpreender! :D

    ResponderExcluir
  8. esse não é o tipo de história que me atraia muito, mas já vi o filme e até que achei divertido... :P
    mas quanto ao livro não me arrisco em ler porque sei que não vai me prender muito...

    ResponderExcluir
  9. Queria muito ler o livro, mas depois de ver o filme tinha me desanimado também. Depois soube que a adaptação tinha sido terrível e aí me animei novamente. Tipo, eu gostei do filme, mas pareceu meio leso, infantil, não sei...
    Adoro mitologia, apesar de não saber tanto sobre. Acho que vou amar o livro :)
    Beijos!

    ResponderExcluir