Livros #32 - Linhas

Título: Linhas
Editora: Intrínseca
Autor: Sophia Bennett
Número de páginas: 248
Sinopse: Nonie é fascinada por moda e adora customizar as próprias roupas. Por causa disso, seu jeito de vestir é completamente diferente do de todas as outras adolescentes de 14 anos em Londres. Ainda assim, ela não tem muita certeza de que é realmente boa em alguma coisa, o que é uma vergonha, já que uma de suas melhores amigas, Jenny, acaba de participar de uma superprodução do cinema ao lado do casal de atores mais quente de Hollywood (para não mencionar o astro adolescente do momento), e a outra amiga, Edie, é a melhor da classe em tudo e aparentemente vai conseguir salvar o mundo antes mesmo de entrar para a faculdade (Harvard, evidentemente).
Quando as três amigas conhecem Crow, uma garotinha refugiada de Uganda que se veste com asas de fada e tutus de balé e tem um talento impressionante como estilista – mas também tem dificuldades para aprender a ler e sofre com a implicância de outras meninas da escola -, elas decidem ajudá-la, cada uma à sua maneira. Mas quem realmente está ajudando quem? Divididas entre o que parece ser o céu de qualquer fashionista e a causa humanitária das crianças na guerra civil de Uganda, elas acabam descobrindo que nada é mais importante que seguir os próprios sonhos.



Linhas é o primeiro volume de uma série voltada ao público teen. Mas acredito que agrade muito mais que isso. Tenho que admitir que comprei o livro pela capa (acho linda demais) e só fui ler agora com aquele sentimento de arrependimento "Poxa, será que valeu? Vamos ler né..." Minha visão sobre o tema era que seria ou um livro infantil demais e com falhas no enredo, narrativas e etc ou que seria um livro técnico demais, ou seja, que o tema moda fosse abordado 99% do tempo de maneira chata sobre a moda citando palavras que só as pessoas nesse meio entendem e sendo um livro voltado apenas para essas pessoas. Mas me enganei totalmente, o tema é moda sim, mas de uma maneira bem divertida e descontraída a autora envolve o leitor e faz um livro teen agradar diversas idades que procuram aquela leitura calma, sem rodeios. 

"Ninguém deve ser rotulado e julgado porque escolheu se vestir de um jeito diferente da maioria."
O livro gira em torno de Nonie (Apaixonada por Moda) e suas amigas Edie (Sonha em trabalhar na ONU) e Janie (Que acabou de fazer um filme sensação de Hollywood) que conhecem Crow, uma garota super talentosa. Como a moda é o principal elemento, o livro é repleto de informações e citações deste mundo, como filmes, músicas, artistas atuais e consagrados deste meio, o que torna uma leitura rápida, fácil e cômica. O livro é pequeno, o que significa que não se tem muitas informações sobre todos personagens, mas a autora apresenta o necessário. Logicamente, os principais possuem grandes momentos e suas personalidades expostas. Porém, um ponto negativo, para mim, é a questão do foco. O foco logo no início é Nonie, mas com o decorrer do livro, Crow recebe muito mais atenção, o que é até justificável  devido a sua história dramática e o destaque que merece. Mas achei a personagem de Nonie pouco valorizada em vários momentos do livro, que me causava raiva. Imagina os integrantes de sua família dando mais atenção, mais amor e fornecendo coisas que jamais lhe forneceriam para um estranho? Bom, eu não gostaria. Outro ponto negativo para mim, foi que eu esperava uma evolução melhor para a personagem Janie, estava torcendo por coisas maravilhosas ocorrerem com ela. Mas, para evitar informações desnecessárias para todos que leram o livro, não comentarei muito sobre esses pontos negativos. 
Tirando estes pontos, o livro é uma leitura bem gostosa. Calmo e fofo, acho que posso definir assim. Não conhecia o trabalho da Sophia, portanto achei sua escrita bem elaborada e inteligente para o público alvo. Uma coisa super interessante é que o livro não é apenas moda, coisas fofas, meninas em busca da realização de seus sonhos e conto de fadas, possui um elemento por trás de tudo, por conta da história de Crow, que faz o livro ter um objetivo, não ser uma leitura fútil. O assunto Crianças Invisíveis é algo sério e a autora toma toda o cuidado do mundo para tratar de uma forma que se encaixe no livro e não fique algo fora do tema. A personagem Edie se dedica quase o livro todo neste assunto e buscando ajudar esta triste realidade através da moda, "Menos Moda, Mais Compaixão". No fim do livro a autora ainda disponibiliza o site para aqueles que buscam conhecer mais sobre o assunto e ajudar. "Juntos podemos fazer com que coisas boas aconteçam."

 


Linhas é um livro que recomendo para aqueles que desejam uma leitura calma porém com conteúdo. Foi um livro que me surpreendeu e que me fez ver além da capa linda. Aliás, a capa ao lado é a versão Francesa. Linda demais né? No site da autora (Aqui) vocês podem conferir diversas versões, algumas não são boas, admito, mas outras são de babar. Não é um livro 5 estrelas, mas com certeza é marcante e merece um lugar na sua estante e na sua lista de futuras leituras. 

"Lentamente, tento explicar o que é a London Fashion Week, que ela acontece duas vezes ao ano, que é quando os principais estilistas mostram suas criações para a estação seguinte e que todos que mandam no mundo da moda vêm assistir."


14 comentários:

  1. Ha! Eu achei a capa .inda demais, mas não me imteresso por ele, se eu o ganhasse leria, mas é dificil eu comprá-lo.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. as capas dão um ar bem infantil mesmo :P
    mas desde que li a sinopse do livro pela primeira vez fiquei morrendo de vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa e o tema. Sempre tive um pézinho na faculdade de moda ><
    Pelo menos para mim parece ser um livro interessante, que não será fútil por ter esse assunto, mas sim um livro em que coloca alguns temas como causas humanitárias, junto com um tema mais simples, como o mundo fashionista!
    Ameeeeeeeeeeeei a resenha *---*

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do tema moda, pois ele faz a nossa cabeça "descansar" de temas pesados. Acho que colocar uma garota de Ugando faz com que as coisas ficam um pouco mais serias, né? Sobre uma estranha receber mais atenção que alguém da família, não é legal, mas acontece, até na vida real, te garanto!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro tão baratinho na bienal e não comprei. Me arrependi depois. Eu achei que o livro era bem menininha por causa da capa. Devia ter comprado heheheehe

    ResponderExcluir
  6. A capa é mesmo muito linda!
    Já li e achei uma leitura leve e gostosinha de ler mas o livro não me agradou tanto por isso não me animei a ler a sequência. =/

    ResponderExcluir
  7. Ai Jésus, tem continuaçao??? Eu tenho Linhas aqui em casa mas ainda não tive “tempo” pra lê-lo! Eu vi algumas resenhas e fiquei aliviada por saber que não fica em cima de corte e costura, termos técnicos né?? Eu gostei bastante!!
    Adorei sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de livros.adolescentes, só espero q a autora não se perca na série. Parece ser um livro muito bom, capa muito fofa igual o livro parece ser ser!!! Espero ler logo o livro.

    ResponderExcluir
  9. Acho esse livro muito legal, mas não tive oportunidade de ler. Vale a pena, a história é fofa e tem jeito de ser bem feita, bem desenvolvida. Gostei dela.

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro e gostei, bem leve e calma que você ler rapidinho. Eu fiquei várias vezes imaginado o vestido preto lá que a crow desenha. Deve ser digno. rsrsrs Eu estou querendo muito ler Brilhos que é a continuação mas ainda não deu p comprar.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do tema do livro ser Moda. Eu sou bastante fashionista e cogito a ideia de fazer Moda, mas ainda não tenho certeza.
    Vou procurar sobre esse livro porque talvez com ele eu possa decidir se faço ou não.
    Amei a história dele.

    ResponderExcluir
  12. AAAAAAAH apagou meu comentariooooooooooo! Q odiooooooooo!
    enfim...
    Gosto d livros assim...
    estilo mulherzinha..
    a leitura q flu me agrada mais ainda!

    Acho q a capa deve ficar gracinha na estante! toda coloridinha!!
    gostei da resenha e dos quotes!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro.
    Poxa parece muito interessante. As vezes preciso de um livro mulherzinha pra dá uma aliviada depois de uma leitura tensa. Dá próxima vez vou pensar nesse livro.
    Essa capa francesa é linda *------*
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Sou muito mais a capa francesa heim! Que fofa!!
    Bom saber que apesar de leve possui conteúdo, pois tenho um exemplar e não estava muito animada para lê-lo...

    ResponderExcluir