Livros #35 - A Escolha

Título: A Escolha
Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 304
Sinopse: Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?
A Escolha - Até onde devemos ir em nome do amor? - Nicholas Sparks



Primeiramente, este foi o primeiro livro que li do Sparks. Queria começar com um que eu não tinha visto o filme ainda e dentre as opções, este me pareceu o melhor. Sempre tive um certo receio ao se falar deste autor super amado, um medo de me decepcionar. Acredito que isso ocorra com todos que conhecem autores que todos a sua volta elogiam e quando você lê algo deste autor, se pergunta onde está o motivo de todo este amor. Mas com Sparks, ainda bem, isso não ocorreu. Claro, eu esperava que a leitura me fizesse sonhar acordado, comprar mil caixas de lenços, ficar em depressão por dias ou algo do tipo. Foi uma leitora prazerosa, com certeza.... mas não foi algo surreal.

“Se a conversa era a letra da música, o riso era a melodia, fazendo com que o tempo que eles passavam juntos se transformasse em uma música que podia ser tocada repetidamente, sem que ele se cansasse de ouvi-la.”





O livro é sobre Gabby e Travis, duas pessoas que ao que tudo indicava, não tinham nada em comum. Os dois começam muito mal, para falar a verdade. Um pensamento faz com que Gabby diga coisas bem feias para seu novo vizinho, Travis e até ela descobrir que suas palavras não eram a verdade, ela detestou (apesar de se sentir atraída, um pouco) esse rapaz e o cachorro dele.  
Parker é um veterinário, possui amigos bacanas e uma irmã que você se apaixona por ela. Mas, sem nenhuma intenção de ter algum relacionamento sério, Travis é o típico cara charmoso que poderia ter qualquer mulher (ou não) a curto prazo. Ao perceber que sua vizinha tem apresentado atitudes estranhas com eles, digamos, evitando-o o máximo e sendo fria, isso aguça sua curiosidade e acaba se aproximando mais da mesma. Gabby, se sentindo mal por todas as ignorância acaba aceitando essa aproximação e em ser "amiga" deste veterinário, mas claro, sempre deixando claro que possui um namorado e que o ama. Mas como resistir uma atração? Quando o cara sabe exatamente como ser encantador e seu namorado distante de você? Fica bem difícil....
“— Os poetas diriam que o verdadeiro amor sempre acaba em tragédia.
— E você é poeta?
— Não. Estou só lhe contando o que eles disseram. Não estou dizendo que concordo com eles. Como você, prefiro finais felizes românticos. Meus pais são casados há um bom tempo, e é isso que quero para mim no futuro, também.”
Com o passar dos dias, preciso comentar o que ocorreu entre eles? Envolvimento. Isso basta!   Isso foi o bastante para fazer com que Travis tenha se apaixonado por Gabby e vice versa. Mas são tantas escolhas, tantas oportunidades, caminhos... não era fácil para eles. Mas o amor vence tudo, não? Vou apenas alertar que o livro é composto por duas partes. A parte em que os dois se conhecem e os sentimentos nascem e a parte em que anos se passam, ou seja, o futuro. Digamos que me apaixonei pela primeira parte, já a segunda parte foi a que te faz sentir mais, bem sentimentalista, mesmo. Se você é a garota que chora fácil, este é mais um dos livros que te fará fazer isso.
Esta segunda parte foca o futuro dos dois, o mais importante, um acontecimento que mudou tudo e que te faz pensar: "Poxa! Não acredito nisso. Por favor, não! Sparks, se o final for esse nunca mais leio nada seu." Sim, é eletrizante, porém uma leitura mais lenta por não existir muitos diálogos, mas é envolvente da mesma maneira. 
“— Eu não quero perdê-la , Gabby. Eu não consigo imaginar vê-la andando em direção ao seu carro pela manhã e fingir que nada disso aconteceu. Não consigo imaginar não me sentar com você aqui no sofá, como estamos fazendo agora — ele engoliu em seco. — E neste exato momento não consigo me imaginar estar apaixonado por qualquer outra mulher.”
Mas por incrível que pareça, a segunda parte foi a que mais mostrou amor e me surpreendeu. São provas de uma paixão que talvez raramente podemos ver na vida real. É um romance, afinal de contas, mas como o próprio nome diz, é um romance diferente, de escolhas, obstáculos e provas, muitas provas. É aquele amor sincero, contagiante e que você sente pelos personagens. Muito bem escrito, aliás. Não comentei sobre a escrita do Sparks, que faz um ótimo uso das palavras, acredito que escreva romances melhor que mulheres. E drama, muito drama.
Mas agora você se pergunta, onde está o defeito? O que você não gostou? Não diria que este livro possui um defeito, é mais ponto de vista. Não gostei da forma como passa da primeira parte para a segunda, achei bem vago e renderia uma cena bem gratificante. Senti falta disso. Para mim, foi um corte seco para a outra metade, como se fossem duas histórias (Talvez fosse essa a intenção do autor). Mas para mim, isso foi o que mais me desagradou. Detesto quando as coisas terminam sem uma explicação ou partem para outro capítulo do nada. Você termina a cena se perguntando: "Ham? Mas o que aconteceu lá atrás? Terminou assim?". Fico grata pelo autor responder grande parte dessas dúvidas no decorrer da segunda parte e somente por isso deixei essa "falha" passar e me focar no restante do livro. Quero deixar claro que o final é lindo, emocionante e perfeito! Vale a pena. Fica aqui a minha dica, sei que todos gostam do Sparks e a maioria já leu o livro, então quero saber a opinião de vocês. E os que não leram, deveriam. Quais outros livros do Sparks já leram? Amaram? Quero saber... tenho mais uns dois livros dele aqui em casa e pretendo ler em breve. 
“Mas as coisas mudam. As pessoas mudam. A mudança é uma das leis inevitáveis da natureza, cobrando tributos sobre a vida das pessoas. Cometem-se erros, arrependimentos surgem, e tudo o que havia sobrado eram repercussões que tornavam algo tão simples como se levantar da cama uma coisa quase extenuante.”

13 comentários:

  1. Já li alguns livros do Nicholas e tenho uma relação de amor e ódio com eles.
    Esse particularmente nunca me interessou muito....

    ResponderExcluir
  2. serio que este é o primeiro livro do autor que você lê?
    cara, sou super fã dele, já li quase todos os livros dele que lançaram aqui no brasil, só falta 1 hahaha
    esta é uma história linda! *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm já li vários livros do Sparks e tbm tenho uma relação de amor e ódio com ele (quem não tem?). É incrivel como ele consegue fazer a gente chorar e rir, tenho este livro mas ainda não o li, esta na fila de próximas leituras.

    Adorei a resenha, espero poder lê-lo logo!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Achei a história interessante, mas não me chamou tanta atenção. Esta obra desde seu lançamento não me instigou tanto, mas leria por ser do autor. Os livros de Nicholas tem o poder de encantar desde a primeira linha e é isso que gosto. Quando der vou ler sim, amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos livros serem todos meio parecidos devido à temática, adoro os livros do autor. :)
    Esse ainda não li e tenho vários do autor na estante ainda sem ler mas com esse pretendo não me demorar a ler até porque li muito comentários positivos dele e os livros do Sparks costumam me prender, e termino rápido.
    Com certeza, vou chorar! Acho que não teve nenhum dele que eu não tivesse chorado, o pior foi em 'Querido John'. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Só de saber que o livro é do Nicholas Sparks, é um convite irrecusável para ler. Eu sou doida nos livros dele, eu já li um monte e como a romântica incurável que sou, amo as tragédias dos livros dele. Apesar de serem quase as mesmas coisas. E por esse romance ser mais lento me deixou um pouco mais ansiosa para ler, porque eu detesto aqueles romances que acontecem tudo de uma vez.
    E se eu fosse você, leria A Última Música e Porto Seguro. Sou apaixonada nesses dois romances!

    ResponderExcluir
  7. Ounnn *-*
    Coisa linda, adoro esse livro! Super fofo. E o final dele? Tive um treco com o fim, é muito bonito! Sparks sabe como mexer com meu coraçãozinho.

    ResponderExcluir
  8. Realmente parecem dois livros diferentes. Enquanto a primeira parte é mais descontraído, bem leve, a segunda está o drama, mas também é onde mostra o amor. Esse é um dos que eu mais gostei dele, por causa do final, me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  9. Já li vários livros do Sparks, mas fiquei um pouco revoltada com a ultimo que li, então estou dando um tempo no meu relacionamento com o Nicholas kkkk'. Serio, gosto muito da escrita dele, mas acho que ela segue um padrão, você vai entender isso quando ler outros livros dele. Esse é um dos poucos que não li, ele estava na minha listya de próximas leituras, mas vou esperar a minha raiva dele passar pra ler mais algum livro dele.

    Uma coisa que não pode-se negar que mesmo na sua obviedade, ele consegue nos emocionar.

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Eu AMO os livros do titio Nicholas!!!
    Tenho quase todos e sempre q lança algum fico me coçando pra comprar..
    Eu ganhei esse ha pouco tempo, ainda nao li pq tinham outros q eu tava mais desesperada na frente.. mas ja vi pessoas falando super bem deste!

    Eu sempre me emociono nos livros dele.. vi uma vez q ele comentou q suas obras tem a ver com experiencias de vida.. ai paro e penso.. nossa, ele ja passou por muita coisa né... pq sao varias obras diferentes e varis delas tristes demais... =/

    enfim.. eu adoro!!! *---*

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Não consigo ser atraída pelos livros do Nicholas Sparks.
    Uma vez foi ver uma adaptação de uma obra dela e eu dormir logo no inicio do filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ah eu ganhei esse livro hoje!!! rsrs
    Estou bem curiosa, pois até o momento só li um livro do Nicolas que foi Um Porto Seguro.
    4 estrelas é uma boa classificação, espero gostar também, dessa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse livro Nicholas sempre me faz chorar. Travis é perfeito, amou sua mulher ate o fim. Quero um travis para mim*___*

    ResponderExcluir