Top 15 - Adaptações Cinematográficas

Todos que acompanham o blog sabem que já fiz um Top #10 de livros adaptados do gênero "Mulherzinha" que já foram adaptados e foi um sucesso, quem quiser pode conferir aqui. Mas agora, resolvi fazer um Top geral, de diversos gêneros e sem nenhuma ordem, pois escolher as colocações seria difícil demais, se eu pudesse, vários ocupariam o número 1 da lista. Portanto, se nenhuma ordem e de diversos gêneros, Top #15. Vale lembrar que é o meu gosto, ou seja, o filme pode ser ótimo para mim e terrível para você, então se preparem que a lista pode conter diversas adaptações que vocês odeiem. Espero que não. Os filmes citados no Top #10 de Romances não serão citados neste novamente. 

Harry Potter

Nada como começar com a saga que mais amo e para mim, umas das melhores adaptações já feitas. Harry Potter foi idealizado pela brilhante escritora britânica J. K. Rowling. Grande parte da história se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e foca os conflitos entre Harry Potter, interpretado pelo consagrado ator Daniel Radcliffe que começou a carreira aos 11 anos, e o bruxo das trevas Lord Voldemort.

Jogos Vorazes
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

As Crônicas de Nárnia
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal. Em "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", escrito em 1949 por Clive Staples Lewis, tem toda a mistura e fantasia que somente Nárnia pode trazer para você. Mas Lewis não parou por aí... Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As Crônicas de Nárnia. Os livros deram origem a três filmes e um quarto projeto em andamento.

À Espera de um Milagre

1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que temJohn Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
Marley & Eu

John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos.
O Menino do Pijama Listrado




Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Os Miseráveis
Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

As Aventuras de Tintim



Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

Como Treinar o seu Dragão
Na ilha de Berk, os vikings dedicam a vida a combater e matar dragões. Soluço (Jay Baruchel), filho do chefe Stoico (Gerard Butler), não é diferente. Ele sonha em matar um dragão e provar seu valor ao pai, apesar da descrença geral. Um dia, por acaso, ele acerta um dragão que jamais foi visto, chamado Fúria da Noite. Ao procurá-lo, no dia seguinte, Soluço não consegue matá-lo e acaba soltando-o. Só que ele perdeu parte da cauda e, com isso, não consegue mais voar. Soluço passa a trabalhar em um artefato que possa substituir a parte perdida e, aos poucos, se aproxima do dragão. Só que, paralelamente, Stoico autoriza que o filho participe do treino para dragões, cuja prova final é justamente matar um dos animais.

P.S. Eu Te Amo
Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.

Diário de um Banana
Greg Heffley (Zachary Gordon) tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele, "normais", sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: o ensino fundamental é a coisa mais idiota que existe. Mas tem um detalhe: ele registra toda a sua rotina na escola e também com a família em um diário.

Orgulho e Preconceito
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Comer, Rezar, Amar
Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento. (RC)

Água para Elefantes
Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo. (RC)

Prova de Fogo
No trabalho, o bombeiro Caleb Holt (Cameron) é um profissional que cumpre com todos os princípios, sendo um deles é nunca deixar um companheiro para trás numa situação de perigo. Já em sua casa, ao lado de sua esposa Catherine (Erin Bethea), as coisa são bem diferentes. Caleb é um marido ausente e depois de sete anos de união o casamento está chegando ao fim. Mas o pai de Caleb pede que ele inicie uma experiência de 40 dias a qual denomina "O desafio do amor" na tentativa de salvar o casamento do filho.

14 comentários:

  1. Adorei a seleção! Jogos Vorazes é demais, Água para Elefantes é super fofo, adoro esse livro dele, Orgulho e Preconceito é muito bom, adoro a história mas prefiro o filme ao livro, Diário de um Banana é de rachar de rir! Super fofo! , Os Miseráveis é perfeito, adoooooro essa versão nova, Marley & Eu é fofo, e P.S. Eu Te Amo é uma gracinha, mas o livro é melhor...
    Muito boa seleção mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter sem comentários!!! Amo muito!!
    Jogos Vorazes eu gostei bastante, to ansiosa pela continuação.
    As Cronicas de Nárnia é minha paixão! Os filmes são lindos.
    P.S Eu te amo é muito fofo!!!
    Gostei muito das escolhas!!!

    ResponderExcluir
  3. Para mim, não há uma adaptação melhor que o primeiro filme de Nárnia, é o melhor de todos. Sou apaixonada. É um dos meus livros favoritos.
    E eu amo Comer Rezar Amar, o livro me fez refletir muito, não só em relação ao amor, mas em minha vida espiritual e ela em geral.
    Só faltou a adaptação de Entrevista com o Vampiro, é a melhor adaptação que existe, adaptou perfeitamente o livro.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim as únicas adaptações de Harry Potter que ficaram realmente boas foram A Pedra Filosofal, A Câmera Secreta e o Prisoneiro de Azkaban, as outras ficaram bem diferentes dos livros. Jogos Vorazes é a melhor adaptação ever. Gostei muito da adaptação de O Leão, a feiticeira e o Guarda Roupas, ficou bem parecido com o livro. Marley e eu, não sei com o que chorei mais, também gostei bastante do filme. As outras que você citou, ou eu nunca vi o filme ou nunca li o livro, então não posso comentar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!!!! Tbm adorei os filmes de HP, apesar de não ter lido os livros ainda, todos me dizem que foi a melhor adaptação! Jogos Vorazes pra mim deixou a desejar, o livro é muito melhor, mas vou continuar assistindo, quem sabe as coisas mudam neh??? rsrsrsrrs
    Eu assisti tbm aos filmes de As Crônicas de Narnia, não li os livros ainda, tenho o volume unico que ganhei e estou morrendo de vontade de lê-lo, mas ainda não tive tempo. Tbm amo d+!!! A Espera de um milagre é um filme que não importa qtas vezes eu assista. Choro copiosamente! Maravilhoso!!!!
    Tbm gostei muito de Marley e Eu (o livro é muito melhor tbm), Como Treinar o seu Dragão, PS Eu Te Amo (um dos poucos que acho melhor que o livro, apesar de eu não gostar desta atriz!), Diário de um Banana (rio muiiiitttoooo!) e Orgulho e Preconceito (classico neh? nem tem como dizer que não amo!).

    Assisti Agua para Elefantes mas não gostei muito, então nem vou ler o livro. Os outros ainda não assisti, mas quero muito assistir Prova de Fogo, vi o trailer esses dias e quase surtei!

    Adorei suas escolhas!!! (escrevi uma crônica neh? O.O)

    bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Assisti a praticamente todos os filmes, e amei todos. Os livros li só alguns, mas concordo com você, Harry Potter é perfeito *----*

    Ameeeeeei o post ^^

    ResponderExcluir
  7. Harry Potter nunca li nem assistir (não me matem!). rsrsrs
    Jogos Vorazes adorei a adaptação... os livros são perfeitos!
    À Espera de um Milagre e O Menino do Pijama Listrado apenas assisti e gostei muito!
    P.S. Eu Te Amo é lindooo o filme, espero gostar assim do livro! <3

    ResponderExcluir
  8. preciso confessar uma coisa: nunca li nenhum dos livros nem nunca assisti nenhum dos filmes do HP ;$
    não me trucidem por isso, por favor ;~~
    não li os livros da serie Jogos Vorazes pois não faz muito o meu estilo, mas assisti o primeiro filme e gostei muito da história!
    adoooooro As Crônicas de Narnia *-*
    nunca li nem assisti à Espera de Um Milagre também, mas já ouvi falar muito bem e tenho muita vontade...
    Marley e eu, O Menino do Pijama Listrado, P.S. eu te amo e Prova de Fogo já li e já assisti, e são ótimos! *-*
    Diário de um Banana é uma serie que tenho muuuuita vontade de ler ;~~

    ResponderExcluir
  9. Os únicos que eu ainda não assisti são À Espera de um Milagre e Prova de Fogo. Eu adorei As Crônicas de Nárnia, Harry Potter e Jogos Vorazes. Achei lindo o Marley e Eu, Orgulho e Preconceito, Água para Elefantes, O Menino do Pijama Listrado, P.S. Eu Te Amo e Os Miseráveis. Os outros eu não gostei tanto.

    ResponderExcluir
  10. Seleção muito boa.. de todos só não conheço o último Prova de fogo. Jogos Vorazes, para mim, foi uma obra bem adaptada para o cinema eu realmente gostei. HP a gente nem comenta neh? Simplesmente perfeito. Marley e Eu também é muito bom. Todos são ótimos. Senti falta do O poderoso Chefão =D

    ResponderExcluir
  11. Só assisti os seis primeiros e Orgulho e Preconceito. E todos esses eu adorei as adaptações. Orgulho e Preconceito inclusive eu gostei mais do que do livro. Os filmes nunca ficam igual aos livros mesmo, mas pelo menos esses que você citou ficaram muito parecidos.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de muita gente nao curti ou ficar com medo das adaptações (sei disso pq meu tcc fala sobre isso.. pesquisei.. hehehe)
    eu ADOROOOOOOOO!
    fico morrendo d curiosidade pra ver.. msm q seja ruim, eu quero conferir e tals..
    mas HP q foi o primeiro q vc citou, eu nao li.. só vi.. =/
    Sao tantas adaptações boas!!
    AAh orgulho e preconceito.. Sir. Darcyyyyyy! *---*

    O menino do pijama foi um q eu achei bastante fiél ao q eu imaginei ao ler...
    Adoro Narnia e nem li!!!

    vou olhar o post d adaptações mulherzinhas!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Desses eu só vi HP, Jogos vorazes, Narnia, À Espera de um Milagre (3u4097859785 vezes) e Marley & Eu.
    Estou precisando ver os outros =)
    BEijos

    ResponderExcluir
  14. Geralmente adaptações decepcionam, mas algumas são bem fieis aos originais.
    Dessa lista já assisti: À Espera de um Milagre, mas não li o livro; Marley & Eu e também li o livro, chorei em ambos; P.S. Eu Te Amo só vi o filme e ameiiii, em breve lerei o livro; Orgulho e Preconceito já assisti n vezes e gostei bastante, li o livro mês passado e não gostei muito, mas percebi que a adaptação é muito fiel ao original e por fim assisti a Comer, Rezar, Amar e me decepcionei, então perdi toda a vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir