Livros #41 - O Beijo das Sombras


Título: O Beijo das Sombras
Editora: Nova Fronteira
Autor: Richelle Mead
Nº de páginas: 320
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?




O Beijo das Sombras é o primeiro volume da série Academia de Vampiros e nele somos apresentados a Rose Hathaway, 17 anos, uma dampira, e Vasilisa Dragomir, 17 anos, uma princesa de uma das famílias reais da sociedade vampírica. A história é narrada em primeira pessoa através do ponto de vista de Rose.

O universo em que essas duas garotas vivem é um tanto quanto complicado, pois é um cenário político e social que pode ser considerado tanto arcaico quanto moderno, entretanto Richelle Mead conseguiu desenvolver bem este universo e seus personagens, e vou tentar explicá-los um pouquinho à vocês.

Na sociedade vampira há doze famílias Moroi que são consideradas reais e são essas doze famílias que governam todo os vampiros, mas neste ponto também há certas regras e normas que são um pouco chatas, como por exemplo, o fato de que o rei ou rainha tem que fazer parte de uma das famílias reais, esta pessoa tem que ser escolhida pelo seu antecessor e também não pode fazer parte da família do próprio. Lissa faz parte de uma dessas famílias e é a última de sua linhagem.

Dampiros é como são chamados os filhos frutos da  união de humanos e vampiros ou de dampiros com vampiros. Um dampiro tem força superior a de um vampiro, apesar de não possuir habilidades mágicas, e, quase sempre, irá se tornar um guardião, que é aquele destinado há proteger os Moroi dos Strigoi, vampiros corrompidos que se alimentam de outros vampiros em busca da imortalidade. Rose é uma dampira que poderá vir a se tornar a guardiã de Lissa.

Rose e Lissa sempre foram melhores amigas, sempre juntas e cuidando uma da outra, mas após o acidente que matou os pais e irmão de Lissa essa ligação tomou outras proporções: Rose consegue sentir tudo o que Lissa sente, consegue até mesmo entrar dentro da cabeça da amiga. E é por causa dessa estranha ligação e por pressentir o perigo que as duas decidem fugir da Escola São Vladimir, mas dois anos depois são obrigadas a retornar e enfrentar todos os problemas que estar no meio de uma sociedade vampira pode acarretar.

Como era de praxe, as emoções dela ficaram tão fortes que, por um momento, eu fiquei desorientada pela sensação de estar sentada na sua poltrona - na sua pele até.

Já fazia algum tempo que eu queria ler esta série, já tinha visto algumas críticas positivas em relação a ela e posso dizer que minhas expectativas se cumpriram, em parte. Não é que eu tenha ficado decepcionada com a história, na realidade eu adorei o universo que a Richelle conseguiu criar, principalmente os problemas políticos, porém ao mesmo tempo não gostei muito de como seus personagens se portavam algumas vezes.

Rose foi a personagem que mais gostei, com toda a certeza; seu jeito arrogante, insolente e impertinente, sempre com uma resposta sarcástica ou engraçadinha para dar me conquistaram rapidamente e, ao mesmo tempo, a garota podia ser irritante, já que em certas situações era simplesmente muito infantil. Lissa a mesma coisa, sua personalidade mais suave, doce e compreensiva foi também muito legal, de uma forma diferente, mas em certos pontos também se mostrava infantil. Na verdade, todos os personagens, com exceção do guardião Dimitri Belikov, apresentaram essa característica infantil em algum ponto. O que pode ser compreensível pela idade deles, mas mesmo assim nada agradável a meu ver.

- Ela pode ser malcriada e desrespeitosa, mas se tem potencial...
- Malcriada e desrespeitosa? - interrompi. - Quem é você, afinal? Algum tipo de ajuda terceirizada?
- O guardião Belikov é o guardião da princesa agora - disse Kirova. - O seu guardião sancionado.
- A senhora contratou mão de obra barata vinda do estrangeiro pra proteger Lissa?

A adaptação para os cinemas, que já conta com um elenco escalado, ainda não tem data de estreia. Uma história bem construída, com bons personagens em um universo cativante, a série Academia de Vampiros promete ser algo que realmente vale a pena.


Série Academia de Vampiros

#1 O Beijo das Sombras
#2 Aura Negra
#3 Tocada pelas Sombras
#4 Promessa de Sangue
#5 Laços do Espírito
#6 Último Sacrifício

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a série Academia de Vampiros e concordo com você que nesse livro os personagens são de certa forma imaturos, mas ao decorrer dos livros eles vão crescendo, e a autora nos mostra isso.
    Bem que a Rose, nos outros livro as vezes é imatura. Mas acho que é o jeito dela sabe? De agir primeiro e pensar depois.
    Amo o Dimitri, a Lissa seria uma amiga legal.
    Continue a ler, estou ansiosa para saber suas próximas opiniões!

    Beijos.
    http://colorindodiariamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO essa série! É minha série favorita e imagina a minha alegria (e medo) ao saber da adaptação!

    Realmente este livro é um pouco chatinho, é mais introdução mesmo ao mundo dos Moroi, mas apartir do 2º livro, as coisas melhoram, pode ter certeza! Amo a Rose e o Dimitri! São meus personagens preferidos!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro da série mas quero bastante. Li várias resenhas e a maioria fala que a série só começa a ficar muito boa a partir do terceiro livro.

    ResponderExcluir
  5. Sempre vejo falarem super bem dessa saga de livros, assim que eu colocar minha meta de leitura em dia acho que vou dar uma chance a eles, parecem ser bons.

    ResponderExcluir
  6. Leio muitos comentários positivos dessa trama, mas não despertou minha curiosidade.

    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Agora só falta 'Último Sacrifício' para completar minha coleção e eu iniciar a leitura da série.
    Muitos comentários positivos dessa série, mas já sou fã da autora por causa de 'Filha da Tempestade'. É raro uma série que nos agrade em todos os pontos, mas espero não me irritar com esse ponto que vc citou. ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu terminei de ler esse livro ontem e ameiii. Estou super querendo Aura Negra. Só demorei um pouqunho p acompanhar essa historia de dampiros e moroi. Mas de resto gostei muito e li em um dia =O
    Espero a resenha dos proximos

    ResponderExcluir
  9. Eu li toda a série e ela é otima!!!
    Não é minha série favorita, mas é melhor atualmente. Espero q continue a ler a série, vale muito a pena!! Estou muito ansiosa com o filme!!!

    ResponderExcluir
  10. Só por falar em vampiros já me chamou a atenção !
    Ainda não tive a oportunidade [ $$$ ] de ler nenhum livro da série , mas como os elogios são muitos estou super ansiosa pra começar ;)

    ResponderExcluir
  11. Não sei porque mais adoro coisas que envolvem vampiros, não faz muito tempo que entrei neste mundo da leitura, maas tenho certeza que vou amar livros que envolvem vampiros ♥ A cada post que vejo aumenta um livro na minha coleção.

    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir