Livros #47 - O Céu Pode Esperar mais um Pouquinho

Título: O Céu Pode Esperar mais um Pouquinho
Editora: Dublinense
Autor: Maria Clara Mattos
Número de páginas: 224
Sinopse: Um homem perdido nas memórias do passado. Perseguido por um detetive. A namorada é prostituta e matou um cara. A outra é uma garota cor de rosa. Ele leva um tiro. Quem teria interesse na sua morte? Desconectado do presente, antevendo um futuro borrado, ele vasculha a cabeça e o coração em busca de razões para continuar vivo. Será que o céu vai esperar?

"Maria Clara Mattos soma ao seu talento de atriz o sobressalto de uma escritora surpreendente. Sua virilidade literária é capaz de arrepiar o mais misógino dos leitores."
Tony Bellotto.



O Céu Pode Esperar mais um Pouquinho foi uma cortesia da Editora Dublinense e uma agradável surpresa. É difícil descrever essa obra em um gênero somente, é um misto de emoções, mistério, romance, dúvidas e questionamentos do cotidiano e até mesmo humor. A autora consegue descrever os sentimentos de forma tão profunda e intensa que faz com que o leitor se sinta presente na cena descrita. É um livro diferente e faz de Maria Clara Mattos uma escritora de alto nível, criativa e capaz de surpreender os mais diversos leitores.
"Hoje eu levei um tiro. Eu não sei de onde ele veio, quem atirou, por quê. O que eu sei é que ele atingiu o meu baço. Pelo menos essa é a última coisa de que eu me lembro antes de mergulhar no poço de luz e breu onde eu tô agora. Um hiato. Entre as palavras. Como se eu me lembrasse das últimas, mas não das próximas. Na verdade isso é meio idiota porque ninguém se lembra das próximas palavras, elas ainda não aconteceram, não são memória ainda. É como se eu estivesse entre dois mundos também. Flutuando. Mas isso não quer dizer que eu esteja leve. Nem um pouco. Tem uma tonelada comigo. Eu só não sei de quê."
O livro começa assim. Leva o leitor a acreditar, imaginar e montar um milhão de cenas e possibilidades para o atual momento. O que aconteceu? Ele está morto? No purgatório? Quem atirou? Vai terminar assim? Diversas perguntas começam a surgir na sua mente e a vontade de ler mais e mais para descobrir as respostas só aumenta. Um dos gêneros fortes da obra é o mistério, o suspense. E isso fica explícito em cada cena, em cada capítulo.  

Após esse começo intenso o enredo começa a rodar. É como se você estivesse lendo um diário de relatos do protagonista, já lembrando que é narrado em primeira pessoa. São episódios de sua vida até o exato momento. Trabalho, vida amorosa, conflitos internos (que são muitos) e tudo que o cotidiano reserva. Um cara comum, uma vida comum. Porém acontecimentos recentes fazem de toda essa normalidade um passado. 

Posso citar alguns personagens importantes e essenciais, como Linda a namorada prostituta que matou um cara, simples assim. Na verdade Linda é um dos pontos mais importantes do livro, é ela que está presente em quase todos os pensamentos no nosso protagonista e é ela que o faz tomar a maioria de suas atitudes e que transforma sua vida em praticamente um filme. O que nos leva a outros dois personagens importantes, o detetive Alex e a Dra. Dolores. Alex quer saber tudo de uma noite que parece apaga da memória. Já Dolores busca respostas para as dores e tenta ajudar nosso personagem principal a lidar com elas. Já perceberam que não citei o nome do nosso protagonista? Não irei citar, na verdade. Pois no livro todo é um mistério e seu nome só é revelado na última página e isso é um ponto importante, diferente e que torna o livro ainda mais especial e fora dos padrões.
"Desculpa. Minha palavra preferida. Não que eu goste do som dela, propriamente. Ou que eu realmente ache que deva me desculpar por muita coisa. É só o hábito de pedir desculpas. Parece que esse é o meu papel. O cara que pede desculpas."
Um ponto importante na personalidade do protagonista é a complexidade. Não podemos definir se ele é uma boa ou má pessoa, ele mesmo não consegue se definir. São atitudes boas e ruins, pensamentos que o fazem ser melhor ou pior. E uma personagem importante para despertar a bondade é a Ginger. Sua colega de trabalho que ele descreve como "pura, inocente". E ao menos eu, torci em cada capítulo para que Ginger fosse a solução para todos os seus problemas e capaz de lhe mostrar o que é ser amado. Mas por mais complexo, complicado e obscuro que seja, eu acredito que ele possa ser resumido em apenas uma palavra: Perdido. Ele precisa achar respostas, luz e uma redenção. Ele só quer ser amado, se sentir amado e importante. Pois por mais melancólico que ele seja, e desejos auto-destrutivos ele só quer alguém, algo que o tire dessa solidão e lhe mostre o caminho.

Mas quando você acha que o livro já contém características demais e todos os atributos necessários, surge mais alguma coisa que te surpreende. Trilha Sonora, sim... possui trilha sonora. Essa é uma das diversas características do personagem que em cada capítulo, atribui para a cena uma música que descreva todo o momento, desde The Killers até Britney Spears.
""Eu gosto de você", ela disse e aquilo era estranho e promissor.
"Eu sou seu."
Coisas que a gente diz sem pensar. Sem saber. Ela me beijou e eu senti que podia ir pra qualquer lugar, que podia fazer qualquer coisa se ela ficasse comigo. Aquela garota jovem e boba e quente era minha deixa. Minha deixa para viver."
E o final é o que te surpreende e todas as suas perguntas são respondidas. A autora soube sair de clichês e presentar com um encerramento de vida real. Pontos positivos por toda arte do livro, a capa é belíssima e todo o acabamento interno feito com capricho. Recomendado para todos os públicos e gostos.


Sorteio
Uma pequena surpresa! Quando a resenha chegar em 30 comentários, um kit de marcadores será sorteado entre os que comentaram. Para participar basta seguir o blog e curtir a página da editora (aqui). Boa sorte!



55 comentários:

  1. Adorei esse livro, amo livros que contenham suspense e mistérios. Um que li e amei muito foi 'O Hipnotista', pena que assisti o filme quando tava na metade do livro. O filme era tão ruim que fez eu perder a vontade de ler o livro.
    Voltando ao assunto, adorei a sinopse e essa capa é linda. Estou participando do sorteio

    Como sei que você gosta de livros, vou te alertar de um sorteio que esta rolando no meu blog. O prêmio é uma caneca que da pra escrever + bombons + livro 'A culpa é das Estrelas'
    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que nunca li um livro assim! Ele parece intrigante, instigante. Fiquei morta de curiosidade pela leitura, pena que o preço é carinho pro meu bolso. :( Eu não tinha ligado a atriz a autora, quando abri o link que a reconheci. Acho ela uma ótima atriz e pelo que vejo também é uma ótima escritora. E a capa é linda, ein?! No mais, fiquei morta de curiosidade pela leitura. Vou ver se junto dinheiro pra poder comprá-lo e saber mais dessa história! =)) // @kamillaevely

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas adorei, gosto de suspense e mistério. Outro ponto, gosto também de personagens complexos que deixam na dúvida, além de ser surpreendida pelo livro.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Menina... que livro... tipo, eu quero! rsrsrsrsrrs

    Adorei a resenha, só da capa que não gostei muito, achei muito escura... mas mesmo assim leria com certeza!

    Ha! Eu quero os marcadores! rsrsrsrsrsr

    bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de suspense e mistério, eles prendem bastante (pelo menos os que eu li, rs). Esse particularmente, parece muito intrigante, estou muito curiosa sobre ele. (:

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei porque a história é bem diferente do que estamos acostumados á ler por aí,né?
    Por isso que eu digo sempre..EDITORAS,LARGAM DE SER PRECONCEITUOSAS E PUBLIQUEM MAIS LIVROS NACIONAIS,EXISTEM ESCRITORES ÓTIMOS :)


    Amei aqqqqqquiiiiiiiiiiiiiiiii, muito bem organizadooo e bonito. e ah,eu quero o kit marcadores ^^


    carolina.hermanas@yahoo.com.br
    Seguidor:A Confusa Cinderela.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ainda não tinha ouvido falar mas só de ler a sinopse já fiquei empolgada haha. Parece realmente ser bem intenso., e pelo o que vc comentou na resenha, esse livro parece realmente ser um diferencial dos livros que tem sido publicado atualmente. Irei ler-lo assim que puder, beijos :D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu também não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa com a resenha. Parece ser muito bom, vai já para a minha lista de desejos :)

    ResponderExcluir
  10. Eu leria esse livro só pelo nome ! Mas depois da sinopse e da sua resenha vou ler com certeza. Gosto muito de mistérios e fiquei bem curiosa a respeito do nome do personagem e o que isso muda na historia. Uma dúvida,a autora é brasileira ?
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Bem o nome do livro é bem chamativo , só espero que não seja só isso ;)
    Pela sua resenha é um tipo de Thriller né , eu gosto bastante do gêñero , então apostaria nele sim ;)

    Beijous <3<3

    ResponderExcluir
  12. Me apaixonei por esse livro!! Resenha fascinante!
    Estou sem palavras só de ler a resenha, imagina ao ler o livro então!!! Quero muito!!!

    ResponderExcluir
  13. Não tinha ouvido falar do livro até agora mas ele me pareceu bastante interessante! Gostei da premissa mas acho que ele tem a chance de ser um pouco confuso, não? Se a autora conseguiu evitar isso tenho certeza de que o livro é muito bom! Beijinhos

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa editora.
    Que personagem mais complexo, heim, rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, parece que muitas coisas acontecem ao meu tempo nesse livro. Muitas histórias e pessoas envolvidas... rs

    Mas pelo suspense eu quero ler.

    Bjs
    Niii

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muito interessante mesmo a história! Gosto muito de um bom suspense :)
    Parabéns pela resenha Karolyne!

    Abraços,
    Paulo
    Blog Montanha Literária
    http://www.montanhaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só de ler a resenha fiquei com vontade de comprar o livro, amo mistério e suspense!

    ResponderExcluir
  18. Não costume ler muitos livros de mistério e tal, mas só o fato do nome do personagem não ser revelado durante a maior parte da historia já me deixou muito curiosa. Adorei a resenha, e por mais que não leia esse gênero fiquei morrendo de vontade de ler.

    ResponderExcluir
  19. Uau. Que instigante! Com essa sinopse... o livro já me ganhou. E, a sua resenha, só fez com que a vontade de conhecer essa história triplicasse. Entrou pra minha listinha de próximas aquisições, sem dúvidas. Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Oi Karol!!
    Que incrível sua resenha, e eu não conhecia o livro e me encantei com esta trama cheia de fatos e personagens, mistérios... Amo este gênero de suspense e já fiquei mega curiosa com o livro.
    Bjjussss♥

    ResponderExcluir
  21. Este livro é ótimo. A trama é cheia de surpresas, os personagens instigantes... adoro.

    ResponderExcluir
  22. esse livro é muito interresante sua resenha diz pastante sobre ele adorei muito bom

    ResponderExcluir
  23. Nossa, parece ser um bom livro. Mistérios são sempre bons, porque qual ser humano que não é curioso, não é? Adorei que o personagem seja tão próximo da realidade, mesmo tendo sua vida virada de pernas pro ar de uma hora para outra. Pelo que pareceu, o livro deve ser cheio de sinceridade por parte dele, nos fazendo conhecer os acontecimentos por seu ponto de vista perdido. Bem, mais um ótimo livro de literatura nacional. Fiquei realmente curiosa sobre ele.
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros com um começo marcante como esse que leva o leitor a pensar desde o início e a mistura de vários temas parece interessante, qro ler!

    ResponderExcluir
  25. Preciso dar esse livro de presente!!! Tenho uma BF que ama esses assuntos... "do outro lado... "
    Valeeeu pela dicaaa!!
    Já vou buscar e ver meus tustões p comprar.. rsrs!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Adoro livros com essa temática! Ainda mais com um começo tão marcante!
    Adorei a resenha do livro e vou procurar por ele, para conhecer melhor a história!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro mas gostei muito da história. Me fez lembrar, em parte, do filme O céu pode esperar. Só não gostei da capa. Achei feia. Já anotei o nome para comprar e ler.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não tive o prazer de ler este livro, mais gostei da história. E adoro livros que saibam nos surpreender, que nos leva a nos emocionar e ficar encantados. E me parece ser o caso deste livro. Vou experimentar ler e quero saber qual é esse final surpreendente. Amei.

    ResponderExcluir
  29. Muito legal o livro ainda não o conhecia, sua resenha instiga a imaginação e a curiosidade!
    bjs
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  30. Muito legal este livro, pena não ter dinheiro para comprá-lo, mas estou querendo participara para ganhar os marcadores!!!

    ResponderExcluir
  31. Primeira vez que vejo o livro, e olha, me parece ser bom demais!
    Adoro livros com suspense, com clima (que parece que esse tem)
    Já tá adicionado na lista! ^^

    ResponderExcluir
  32. Nossa que resenha maravilhosa e interessante!
    Estou ansiosa e curiosa para ler rs e ainda mais concorrendo também os marcadores sensacional.

    ResponderExcluir
  33. Me interessei muito por este livro depois de ler esta resenha. Simplesmente achei o máximo, diferente, desafiador, cheio de mistérios. Perfeito! Adoraria le-lo. Parabens pelo trabalho feito aqui, o blog é maravilhoso. A resenha foi muito bem explicada, tudo ótimo.

    ResponderExcluir
  34. Oiie,
    adorei a resenha! Me deu muita vontade de ler o livro. Eu adoro livros assim que surpreendem. As vezes você vê um livro e não dá nada por ele,mas quando lê percebe que estava redondamente enganada.
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adoro livros de investigação e esse ai parece que é muito massa hahahaha! Adorei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  36. Diferente do que costumo ler :). Adorei. Porém tenho certo receio com livros de investigação, e essas coisas, tomara que se eu ler este livro não me decepcione.

    ResponderExcluir
  37. Confesso que ao começar a ler a resenha, não me interessou tanto assim não, mas quando você comenta sobre os conflitos internos dele, que ele é perdido e está em busca de resposta, pronto, me ganhou! haha Com certeza seria uma livro que me faria refletir bastante, eu acho né, rs Me interessei bastante pela história. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  38. Acho que esse é o primeiro livro que ouço falar que tem um enredo como esse. É repleto de suspense e mistério, tipo de leitura que eu ADORO!

    ResponderExcluir
  39. Ótima resenha, e de cara deu para perceber que o livro é muito bom! Sinto falta de livros assim, com muito suspense, interrogações a serem respondidas... claro, muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  40. Gostei da resenha... O livro parece ser o tipo que te surpreende a cada capitulo... Te encanta e você não consegue mais largar...

    ResponderExcluir
  41. Muito bom, amei o livro, recheado de emoções, romance e suspense, do jeito que eu gosto nem livro, amei a resenha e estou curiosa para ler esse livro, que com certeza irá me surpreender...
    :D
    Nota 1000

    ResponderExcluir
  42. Amo suspense! Só de ler a resenha fico tentando imaginar o culpado. Com certeza me chamou atenção, quando eu tiver a oportunidade de ler esse livro não pretendo deixar passar, me instigou bastante.

    ResponderExcluir
  43. Gostei da resenha, parece bem interessante, inteligente e de muita criatividade. Fiquei louca para ler. Obrigada pela resenha! Bjos!

    ResponderExcluir
  44. Caramba! Que livro deliciosamente confuso!! Ainda não entendi bem do que se trata. Mistério? Fantasia? Suspense? Sobrenatural? Sei lá! Só sei que fiquei curioso e vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  45. Resenha muito bem escrita,parabéns!

    Achei muito interessante e quero ler o Livro!

    grapesbooksandtea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. A resenha está muito boa, parabéns! O livro parece muito bom mesmo, me deixou bastante interessada, vou dar uma olhada nele por aí pra ver se leio, rs.
    Beijos ((:

    ResponderExcluir
  47. otima resenha, estou louca por esse livro, a historia parece muito interessante, e pelo que vi contem tudo o que eu amo em um livro que é a mistura de emoções, mistério, romance, dúvidas e questionamentos do cotidiano

    ResponderExcluir
  48. Eu não dei bola pro livro, e agora eu quero saber quem é, ele não pode estar morto.... Adorei que o nome aparece só no final, adoro um mistério, pois fico chutando quem é o personagem kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  49. Nossa, parece bem intrigante, vou colocar na minha lista de leitura...

    ResponderExcluir
  50. Adoro mistérios, e ele possui um mistério cativante; Deve ser um livro que não nos cansa e sim que nos prende cada vez mais avançamos na leitura .

    ResponderExcluir
  51. Gostei da resenha e livros com esse ar de mistério tem mais facilidade de me agradar, coloquei na minha lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir
  52. Não tinha ouvido falar do livro até agora mas ele me pareceu bastante interessante! A capa é meio estranha não o compraria por ela. A resenha me deixou com um gostinho de quero mais, por isso vai pra listinha de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  53. Noossa, adoreei a sinopse fiquei muito interessada nesse livro!! Adoro livros assim *-*

    ResponderExcluir
  54. Não conhecia esse livro. Pelo visto a leitura deve ser ótima, quem sabe uma dia me interesse em ler!

    ResponderExcluir
  55. Nossa a história parece bem interessante, gosto de mistério, fiquei com bastante vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir