Livros #64 - Divergente

DivergenteTítulo: Divergente
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Nº de páginas: 504
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.






Divergente, de Veronica Roth, conta a história de Beatrice Prior, uma garota de 16 anos que pertence a facção da Abnegação, já que seus pais fazem parte da mesma. Mas isso, e todo o mundo como ela o conhece pode mudar na Cerimônia de Escolha. Tudo depende da escolha que Beatrice irá fazer. Escolha essa que se torna mais complicada quando, em seu teste de aptidão, o resultado é inconclusivo, o que só significa uma coisa ela: é Divergente.

No primeiro livro desta trilogia é apresentado um novo mundo no qual a sociedade é separada em facções e estas definem todos os aspectos da vida das pessoas, desde o modo como elas irão agir até o que eles representarão para toda a sociedade. Existem cinco facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Erudição e Amizade. E em todas um lema é constante: a facção antes do sangue.

"Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida."

Tris, como Beatrice passou a se chamar após a Cerimônia de Escolha, tornou-se uma inicianda da Audácia e tem que enfrentar então todos os perigos e conflitos que a iniciação desta facção guarda e lidar também com o fato de que não tem a minima ideia sobre o que é a Divergência, mas saber também que este é um fato que coloca sua vida em risco dentro de sua própria facção.



Com inúmeras críticas positivas sobre esta trilogia ela tornou-se uma obra de grande expectativa, expectativa essa que Roth consegue suprir com maestria. O primeiro volume, Divergente, apresenta uma leitura rápida e envolvente, que consegue prender o leitor inteiramente neste mundo distópico "perfeito", assim como também consegue fazer com que o leitor interaja com os personagens de forma surpreendente.

Um dos grandes pontos positivos é a complexidade dos personagens da história, por mais que isso possa vir a ser um tanto enervante em alguns momentos da leitura. Tris, a protagonista, é uma garota confusa e ao mesmo tempo obstinada, e o fato da confusão dela ser ainda muito presente neste primeiro volume pode levar ao questionamento da personalidade da própria personagem, afinal se ela fez uma escolha ela terá que aprender a conviver com a própria e não ficar lamentando sobre a mesma de novo e de novo. Mas ao mesmo tempo, ao se colocar no lugar de Tris, é possível perceber como sua escolha foi difícil e perdoar esses momentos de grande indecisão.


"Fecho os olhos e imagino minha mãe e meu pai sentados à mesa de jantar, em silêncio. Será que o fato de a minha garganta apertar ao pensar neles é um resquício de altruísmo, ou será egoísmo, porque sei que nunca mais serei a filha deles?"

Já os personagens secundários também nos apresentam complexidades em suas personalidades e, principalmente, em suas relações, como Quatro, o instrutor dos iniciandos transferidos, que mostra diferentes comportamentos e é um tanto quanto misterioso. Eric, um dos líderes da Audácia é um garoto maldoso e cruel que não parece conhecer limites entre a coragem e a loucura. Os iniciandos Christina, Will e Al são os companheiros de Tris, mesmo que eles saibam que estão competindo entre si pelas poucas vagas na Audácia enquanto que Peter, Molly e Drew são aqueles que não se importam com escrúpulos para conseguirem aquilo que almejam.

Apesar da leitura maravilhosa que foi Divergente, o livro mostrou um ponto negativo quando chegou ao seu clímax. Faltou um certo desenvolvimento na narrativa deste ponto em particular; o conflito da história ocorre de forma tão abrupta que o leitor para e pensa: "É um sonho, certo? Não pode estar acontecendo neste momento". Talvez se Roth tivesse construído os fatos com um pouco mais de clareza ou até mesmo tivesse esperado apenas um pouco mais teria sido melhor construído dentro do enredo.

Portanto, Divergente é um livro que vale muito a pena ser lido, mas é aconselhado que se tenha já a continuação do lado, pois assim que termina o leitor já fica curioso para saber o que vai acontecer, como a situação vai se desenrolar... Ou seja, uma história envolvente, com personagens maravilhosos em um mundo novo que é muito gostoso de se conhecer.


Trilogia Divergente

#1 Divergente
#2 Insurgente
#3 Convergente (Data de Lançamento no Brasil: Previsto para 2014)

Contos

#1 Free Four (Ler Online)
#2  The Transfer: A Divergent Story

32 comentários:

  1. Wow!
    Queria muito ler esse livro, mas não conhecia absolutamente nada dele - além da sinopse. Então, nem preciso dizer que adorei o post, né? =P
    silborgue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha, vou confessar: essa é a primeira resenha que leio deste livro! kkkkkkkkk
    Tenho os dois, mas ainda não li, minha querida amiga Géssica é doida pela trilogia e eu fui contagiada sabe? Pretendo ler logo, pois fiquei muito curiosa, aliás, já estava, só fiquei mais! rsrsrsrsrsrrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros que quero ler mas que ainda não bateu uma imensa vontade...
    A história parece boa, vou ver se compensa comprar ele ou conseguir trocar pelo skoob.

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi o conto, mas essa é a minha trilogia sem duvida a melhor. Amo que amo.
    Adorei a resenha (:

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse livro é tão mas tão mas tão perfeito rsrsrsrs
    Tenho Divergente e Insurgente e não vejo a hora de lançarem Convergente no Brasil. Terminei o livro em dois dias tamanho apego à história. A Veronica Roth é um gênio por criar uma sociedade tão complexa e tão bem organizada (mas com defeitos, óbvio). Os personagens são muito fofos, mas odeio o fato da Roth ser uma serial-killer que adora matar os personagens pelos quais começo a ter afeição rsrsrsrsrs Se Divergente é bom, Insurgente se supera, e Convergente pelo visto será melhor ainda *-*

    ResponderExcluir
  6. Ah sempre ouvi flar bem desse livro.. mas nunca peguei para ler..
    queroo ler ainda!!!

    ResponderExcluir
  7. Quero demais ler este livro e a cada resenha que leio sobre ele, desperta mais o meu interesse.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler! Parece ser ótimo mesmo.
    Mas como sou super ansiosa vou seguir seu conselho, ter os dois livros antes de começar :)

    ResponderExcluir
  9. Estou bastante curiosa a respeito dessa trilogia. Só vejo elogios e aclamações de bom livros e de ter uma história incrível e apaixonante. Não consegui ler ainda, mais depois dessa resenha, acho que não vou poder ficar aguardando mais. Adorei o estilo e sou apaixonada por histórias envolventes como este livro. Amei.

    ResponderExcluir
  10. UAU!! Esse deve ser um livro maravilhoso. Só com essa resenha eu fiquei louca para ler esse livro.
    Estão de Parabéns!!
    bjus.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou simplesmente louca por esse livro. está em primeiro na minha lista de desejos. E apesar dos pontos negativos essa resenha me fez ficar com mais vontade ainda de ler!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou curiosa, mas sem desejos insanos de ler.
    Está na minha lista de futuras compras. E é provável que eu deixa a série avançar um pouco para pegar o bonde andando e não sofrer com a espera.
    O livro continua sendo uma leitura bem interessante e que provavelmente bombará com o lançamento dos filmes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Num mundo com muuitas publicações, tanto nacionais quanto internacionais fica um pouco dificil de ler tudo, minha lista de livros para serem lidos é bem grande, a lista de livros que quero comprar é ainda maior, por isso por mais que eu acompanhe os lançamentos das editoras nacionais ler tudo é impossivel, e esse é um daqueles livros que se encaixam na descrição, não consegui comprar e nem ler alguma versão online. Porém sempre existem as ferias em que eu tento fazer muitas leituras que eu não pude fazer durante o ano! *-*

    ResponderExcluir
  14. O livro parece bastante interessante fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  15. Jamais havia me interessado por este livro com outras resenhas que li! A sua me trouxe uma empolgação para ler este livro!

    ResponderExcluir
  16. Tô louca por esse livro, preciso conseguir um logo! haha
    Ainda mais depois de virar filme! =O

    ResponderExcluir
  17. Hum...sinceramente, antes não tinha muita motivação para ler esse livro, mas agora com as informações da resenha me acendeu uma luz e fiquei interessada. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou muito fã de distopias, esse livro parece ser muito legal... Trás novas possibilidade para a imaginação, um mundo dividido em facções, e o que isso tudo significa para uma sociedade...Estou muito curiosa tanto pelo livro quanto pelo filme...

    ResponderExcluir
  19. Estou curiosa para ler, toda a obra da trilogia, eu tenho Insurgente o vol.2, mas falta divergente, que eu estou curiosa para ganhar e/ou comprar, rsrsrrss e estou esperando ansiosa por Convergente. Amei a resenha...
    :D

    ResponderExcluir
  20. Estou muito curiosa pra ler esse livro. Adorei a resenha! Em breve lerei!

    ResponderExcluir
  21. A resenha, realmente mostrou, o que há de melhor no livro. Já li esse livro e a história é muito interessante. Me deu vontade de ler mais de uma vez..

    ResponderExcluir
  22. eu ainda nao ler esse livro , ouvi milhares de comentarios positivos sobre esse livro e isso literalmente chama a minha atençao , divergente , ta ae uma serie qui eu voou ler toda !!

    ResponderExcluir
  23. Primeira vez que vejo falar sobre esse livro mais me parece ótimo amei a resenha e tal to louca pra lê-lo :3

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros de distopia, este livro está na minha lista de desejos desde que lançou! É uma história magnifica...

    ResponderExcluir
  25. Precisoooo ler esse livro!! Para ontem!!
    Desde que vi a primeira resenha, há um tempão, tenho essa vontade. Mas cadê?
    Adoro personagens complexos, como você citou. Isso com certeza vai me agradar. E toda a história.. omg, perfeito. Necessito.

    Beijos

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente estou louca por esse livro!!
    Nunca li nenhuma distopia ainda, e com certeza esse será uma ótima escolha pra começar.
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  27. Eu comecei a ler Divergente e na minha opinião é mt bom, só que com a falta de tempo ainda não terminei... Até o final do ano eu quero terminar e começar a ler Insurgente, e óbviu que quando estreiar o filme vou ao cinema ver o lindão do Quatro, kkkkkkkk'
    Bjos ♥

    ResponderExcluir
  28. Já li o livro, é surpreendente, adorei, só esperando uma promoção básica para ler Insurgente e ansiosa pelo lançamento de convergente. A historia se desdobra magicamente e trilha um caminho inesperado, sem duvida ele é otimo... Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  29. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, e devo dizer que se antes eu não queria ler o livro, agora eu quero, rs. Eu nem tinha me interessado em ler mais sobre a história, achei que ia ser mais um livrinho comum, mas me enganei. Agora eu realmente quero o livro, rs.

    ResponderExcluir
  30. Amo/sou o livro, muito bom. Tudo o que escreveu Sir foi a visão que tive ao ler <3

    ResponderExcluir
  31. Estou curiosa para ler esse livro, pelo que li na resenha parece muito bom.

    ResponderExcluir