Livros #73 - Olho por Olho


Título: Olho por Olho
Editora: Novo Conceito
Autor: Jenny Han, Siobhan Vivian
Número de páginas: 320
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Jenny Han é autora best-seller do The New York Times e tem mestrado em Escrita Criativa pela New School. Siobhan Vivian nasceu na cidade de Nova York em 1979, mas cresceu em Nova Jersey onde, constantemente, se envolveu em encrencas por ser uma aluna que sempre aprontava em sala de aula. Ela estudou na Universidade de Artes e é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Trabalhou como editora em muitos romances best-seller do New York Times, roteirista para o canal da Disney e, atualmente, é professora na Universidade de Pittsburgh.

O ensino médio pode ser complicado e extremamente difícil para algumas pessoas. Em Olho por Olho podemos perceber isso. A Ilha Jar é muito mais que um lugar isolado e na perfeita calmaria, ele é o cenário de fofocas, inveja, falsidade e principalmente bullying. O livro nos apresenta três garotas que podem ser diferentes em personalidade e todas as características possíveis, mas uma coisa todas elas tem em comum: o desejo de vingança. Todas sofreram, justamente por pessoas que se diziam "amigos".

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nos três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você."

Kat tem 18 anos, perdeu a mãe quando mais jovem. Possui uma atitude mais rebelde e seu maior desejo é sair da Ilha Jar. Apesar de sua família não ter muito dinheiro, a garota trabalha para conseguir o dinheiro da faculdade. Lillia tem 17 anos, é muito popular na escola nos dias atuais e sua família possui muito dinheiro. Líder de torcida e acostumada a ter tudo o que deseja. Mary tem 18 anos, pode-se dizer que é uma das mais afetadas psicologicamente. Viveu sua via inteira na Ilha, porém mudou-se após alguns acontecimentos. Depois de anos, Mary volta para Illha, como consequência, fica um ano atrasada na escola.

No livro temos destaque para as três garotas, digo isso pelo fatos de não existir uma amizade logo de início. Pelo contrário, nem se falam. Assim conhecemos a história de cada uma delas e a rotina. Com o passar dos capítulos, o sofrimento de cada uma é o que acaba fazendo com que se unam com o mesmo objetivo, se vingar das pessoas que lhes fizeram mal. Com um plano arquitetado, é a vez de Kat, Lillia e Mary fazerem as maldades e fazerem as pessoas sofrerem (Algumas semelhanças com Meninas Malvadas).

E é claro que não posso deixar de comentar sobre três pessoas fundamentais para a trama, Reenie, Reevie e Alex. Os três alvos. Tão importantes como as três principais. As maldades, a arrogância faz que nós, leitores, vibremos com cada ato de vingança e por cada vez que eles sofrem.

"Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora."

Com o desenrolar do plano, algumas questões começam a aparecer. Arrependimento? Medo? E assim se aproxima o final, que é perfeito para fazer os leitores ficarem ansiosos para o próximo volume. Um cenário aterrorizante (Carrie também disse olá) e até mesmo paranormal, que deixa várias pontas soltas. O que irá acontecer? Essa é a pergunta principal, e que será respondida apenas em Dente por Dente.

Para mim, a leitura foi fantástica. Sou fã de livros assim e as personagens (todas, finalmente) me agradaram. Me envolvi completamente com as ações das meninas e os sentimentos assim como o passado (que é fundamental) foram bem apresentados. Tem drama, suspense, muitas intrigas, romance... indico com certeza. Olho por Olho é o primeiro volume de uma trilogia.

1 - Burn for Burn (Burn for Burn, #1)
2 - Fire with Fire (Burn for Burn, #2)
3 - Ashes to Ashes (Burn for Burn, #3)


30 comentários:

  1. Minha nossa, estou apaixonada pelo seu lay :o querendo mudar o meu, que esta bem simples, mas o seu é tão perfeito ♥_♥
    Esse livro ainda não conhecia :s

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. No começo eu estava meio pé atrás com essa trilogia, pensando se valeria ou não a pena ler. Mas quanto mais vejo, mas tenho vontade de ler. E pela resenha a história é ótima :)

    ResponderExcluir
  3. o livro tinha tudo para ser ótimo para mim, mas acabou não sendo =/
    não sei explicar o motivo, mas não consegui me envolver na história
    e sinceramente, estou bem sem vontade de ler as continuações
    e tem também esse detalhe da história ir para um lado sobrenatural, que também não me agradará :S

    ResponderExcluir
  4. Então.... no começo, eu me interessei muito, depois de algumas resenhas, comecei a deixar de lado sabe? No entanto, se eu ganhá-lo, leio com certeza, mas não compraria... não rolou pra mim....

    Ótima resenha! bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Eu to com esse livro aqui em casa há um tempo já, mas ainda não tive coragem de ler. Exatamente por eu ter tanta expectativa, eu acho que vou me decepcionar um pouco. Mas com certeza o livro tem tudo pra ser bom, essa temática é ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cada vez que leio ou ouço coisas a respeito desse livro fico mais empolgada para ler! A Novo Conceito arrebenta!
    :*

    ResponderExcluir
  7. Ameii sua resenha! até fiquei interessa da pelo livro, mas depois de ler alguns comentários desanimei um pouco!
    Acho que esperarei pelos comentários dos próximos livros quando saírem.. Quem sabe os próximos são mais interessantes =)

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser ótimo, estou bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  9. Esse negócio de vingança dá muito o que falar, né? Que meninas perversas e criativas. Muito bem criada a história e super interessante o jeito que é falado do que elas são capazes de fazer pra se vingarem. Show. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ansiosa para comprar esse livro que mostra que às vezes um sentimento tão poderoso que é a vingança pode ser levado ao extremo, ou até mesmo a nos levar a refletir sobre o mal que as pessoas causam quando humilham ou envergonham os outros.

    ResponderExcluir
  11. Louca para ler esse livro, essa história deve ser eletrizante!

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro logo que li a sinopse e vir essa capa linda, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Adoreia sua resenha ela ficou D+, e só me fez querer ainda mas lê esse livro, e o que me deixou mas curiosa foi esse final que você disse que é meio paranormal rsrsrs.

    ResponderExcluir
  13. Rapaz,, um livro que sensacional, o dia que eu tiver um tempinho vou dar uma lida, gostei muito dele!!!

    ResponderExcluir
  14. A resenha foi muito bem feita mas eu não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha e este livro com certeza está na lista dos "desejados". Legal saber que você todas as personagens lhe agradaram, é bem legal isso.
    Mal posso esperar para saber o que essas três garotas aprontaram em suas vinganças, rs

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler. Acredito que seja uma história muito real, e com isso dá mais vontade ainda de ler, pois vc consegue se imaginar no lugar da protagonista e outros personagens.

    ResponderExcluir
  17. Eu já li resenha falando bem e já li resenha falando mal deste livro! Porém, a sinopse me prendeu desde a 1º vez que li e me interessei mto pela temática do livro. Com certeza lerei assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  18. Esse gênero não é o que eu leio, mas é bom se arriscar de vez em quando. Gostei da resenha e assim que eu acabar o que eu estou lendo, vou me aventurar com esse.

    ResponderExcluir
  19. Embora eu tenha gostado muito da sua resenha, esse livro não me chamou a atenção. Talvez eu venha a ler algum dia.

    ResponderExcluir
  20. ADOOOOOOOOOOOOOORO! Estou apaixonada! Sério! A história é intrigante, estou completamente curiosa para ler a trilogia inteira! Acho que todos nós já pensamos em nos vingar de algo ou alguém algum dia e esse livro, pela a sua resenha, deve trazer todas as consequências disso! Valeeu.

    ResponderExcluir
  21. Preciso desse livro !! rs'
    Já foi lançado o nome do terceiro livro ?

    ResponderExcluir
  22. Nossa, não dei muito crédito pra esse livro devido a capa ,mas agora ao ler sua resenha fiquei chateada por não ter lido antes.s.rsrr Esse livro é bem interessante pois pelo que vi tem de tudo um pouco (suspense, intrigas, romance).Vai pra minha lista de desejados com certeza.Sua resenha ficou excelente, muito bem elaborada e me dexou com vontade de ler o livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar muito desse livro, achei a capa muito chamativa, gostei bastante, to louca pra lerrrrr

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita vontade de ler esse livro e descobrir o que leva essas personagens a querer vingança e como será feita. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  25. Não, sei não... Pela sinopse achei bem parecido com o Meninas Malvadas. Onde tem vingança, e pessoas ultrapassando os limites da boa moral.... Será q o final é parecido??? Espero que não.... Vou pesquisar mais sobre ele. ;)

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenhas, mas alguns comentários me "broxaram", mas ainda assim pretendo ler.

    ResponderExcluir
  27. Não curto muito a vingança como "estrela" de uma narrativa. E as protagonistas não me pareceram ter motivos fortes o bastante... Mas talvez eu esteja enganada.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho esse livro a tempos e ainda não li, acho que irei dar uma chance haha

    ResponderExcluir
  29. Não gostei da sinopse. Essa coisa de vingança e revanche não me agrada, e essa capa não me agradou muito.
    anagata279@hotmail.com

    ResponderExcluir