Livros #80 - Garota Exemplar


Título: Garota Exemplar
Editora: Intrínseca
Autor: Gillian Flynn
Número de páginas: 448
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Eu não gostaria de admitir isso, de forma alguma, mas de fato fui enganada! Sou o tipo de pessoa que gosta de controle, mas assume o risco de ser surpreendida (quase como um desafio secreto que tenho eu e meus livros), mas esse título em especial foi chocante até mesmo para mim, não fui surpreendida, fui enganada! Explico.

O titulo, inicialmente, me remeteu àqueles livros YA que estão em alta, caí no clichê de julgar o livro pela capa, demorei a me entregar a ele, esse foi o primeiro engano que cometi, pois embora não seja tão convidativo, o titulo é explicado e intrincado à formação da personagem principal, por essa razão, considero que a tradução fez um trabalho excepcional na escolha do título, apesar de sua simplicidade.

Totalmente narrado em primeira pessoa, Garota Exemplar trata do relato do desaparecimento de Amy, a típica garota nova-iorquina perfeita; aspirante à escritora, sensível, educada, culta tanto quanto é sexy e assume todos os fetiches masculinos mais óbvios, adora futebol, videogames, sexo e cerveja. Amy é equilibrada e compreensiva, do tipo de mulher que não se importa com os atrasos do marido ou as idas a bares de strip-tease. Recentemente desempregada, acompanhou o marido de volta Missouri para cuidar da sogra doente, mesmo nunca tendo problemas financeiros por causa de seus pais, escritores famosos das décadas de 80 e 90, quando lançaram uma serie de livros infantis baseado em sua filha única com o título Amy exemplar, obviamente ser a inspiração do sucesso da família exigiu muito mais de Amy que podemos supor de imediato.

O marido, Nick, principal suspeito do desaparecimento de Amy, é o escritor descolado, aquele que ganha sorrisos femininos por onde passa, bonito e inteligente, Nick não aceita bem a perda do emprego, que ocorreu pouco antes de Amy.  Podemos ver durante os relatos que ele se transformara desde então, passou de um cara romântico e quente a um marido calado, claramente depressivo e amargurado, especialmente por que passa a depender financeiramente de Amy. Quando sua mãe é diagnosticada com câncer em estágio avançado, ele decide voltar a sua terra natal sem muito discutir com a esposa, o que torna o casamento ainda mais pesado.

"Eles dizem que crianças de lares desfeitos são mais fortes, mas as crianças de casamentos charmosos também tem seus desafios peculiares." Amy Elliot

É em Carthage, a beira do rio Mississipi que tudo acontece, Amy simplesmente some.
A trama é enlouquecedora, entre os relatos de Nick e o diário de Amy, você consegue se apaixonar e odiar as personagens com a mesma frequência em que pisca os olhos! Essa é a parte mais gostosa do livro, as personagens vão sendo construídas ao longo do livro, isso flui com muita naturalidade, nada 
Gillian Flyn

parece forçado quando se trata das personagens, e quando parece, você sabe que é proposital, como por exemplo, os pais de Amy, forçosamente perfeitos como casal, exemplo imaculado de casamento (irritante, diga-se de passagem), e ainda assim conhecemos a problemática dessa relação durante as investigações, o modo como vão, gradativamente, definhando como indivíduos é um dos pontos mais interessantes da narrativa, principalmente se levar em consideração a formação prodigiosa da família, todos os três psicólogos.
Eu diria que nesse livro a autora se dedicou muito à formação do caráter das personagens para nos dar um norte em toda a trama, Amy é tão boa moça que chega a ser aterrorizante sua disciplina e complacência dentro do casamento, seus relatos na verdade são bastante românticos, a parte piegas do livro, daquelas que exige varias caixas de lenço, particularmente, vejo um pouco de previsibilidade na doce Amy (esse é o ponto mais fraco da trama, por enquanto), em contraponto a Nick, extremamente ácido e pesado, honesto na medida de suas conveniências e tipicamente homem, é bastante inquietante, ele demonstra uma calma durante as investigações que beira à confissão, você vai odiá-lo na maior parte do livro.

"Se você não pode cuidar de mim enquanto estou viva, você me matou de qualquer maneira." Amy Elliot

E de repente começam as reviravoltas, você começa a enxergar o que já tinha visto, aquilo que estava ali, mas você não poderia notar, estava envolvido demais pra isso! E foi ai que fui enganada (de novo)! Eu tive uma visão do fato todo e não enxerguei nada no fim, passei cerca de 10 minutos encarando a frase que mudara toda minha concepção sobre o livro, e se fosse de outra forma, não seria uma obra digna de tantas aclamações, não se trata do melhor que já li, mas certamente um excelente livro que nos obriga a fazer releituras, a autora deu o tom certo à trama e merece ser lembrada e admirada por isso.

Outro ponto inquietante é a forma como foi resolvido esse quebra-cabeças proposto pela autora, não existem “poréns” , simples assim, tudo nesse livro tem uma razão de ser, tudo é explicado, o que eu não decidi ainda se é bom ou ruim, apenas sei que todas as respostas estarão lá. Até a última pagina, você voltará às anteriores só para garantir que não perdeu nada. O fim da trama não é surpreendente por que você não pôde prever, é surpreendente por que certamente deveria ser assim, é um final crível, aquilo que você leria em um jornal sensacionalista qualquer, terrivelmente possível.

Garota exemplar é o livro certo pra quem esta entrando no mundo dos thrillers, e se você já é apaixonado pelo gênero (como eu) terá em mãos um excelente título.
 
Ben Affleck e Rosamund Pike
Ps.: Com data marcada para estreia nos EUA em 3 de outubro de 2014, a adaptação cinematográfica do livro será produzido por David Fincher que já provou ser habilidoso na arte, tendo levado ao cinema uma serie de títulos  com maestria, a exemplo Clube da luta, Zodiac (Zodíaco), Bilionários por acaso (A Rede Social) e Os homens que não amavam as mulheres. O filme terá no elenco Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Kim Dickens, Patrick Fugit e Carrie Coon, e ainda não tem data definida para estrear por aqui.



Uma breve apresentação para vocês me conhecerem um pouco; Eu me chamo Maíra, tenho 27 anos, sou uma leitora inveterada, apaixonada por thrillers e horror, em contraponto ao gênero, meu autor favorito é José Saramago, administro uma loja e uma academia, além da vida de esposa e mãe de dois filhotes lindos. Moro em Rondônia (sim, Rondônia existe rs) e sou apaixonada por esse lugar maravilhoso em que sou capaz de conhecer praticamente todo mundo, já morei no Mato Grosso do Sul (onde cursei turismo) e em São Paulo (onde cursei direito), mas minha terra é incomparável! Estarei aqui toda semana e espero do fundo do coração, que vocês gostem dos meus posts! Qualquer dica ou pergunta eu estou à disposição! Eu sou esse nome novo no blog, espero estar aqui por muito tempo, adorei o projeto, é realmente lindo e cuidadoso o trabalho da nossa amiga Karol K.. Muito obrigada pela oportunidade!
 

22 comentários:

  1. O MELHOR LIVRO QUE LI ANO PASSADO!
    não tem livro mais inteligente, mas foda que esse ... Esse casal é de uma inteligência indiscutível, eles se conhecem tãaaao bem, que é assustador!
    Ainda não li nenhum que desbanque esse livro dos meus favoritos! *-*

    beijos!
    http://bloglostinwords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro ainda, e apesar de ter vários livro na frente tenho vontade de ler.
    Acho que talvez eu veja o filme antes :)

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda, Maíra!
    Esse livro está na minha lista já faz um tempinho, mas sempre acabo adiando porque já vi muitas críticas negativas e eu sempre fico meio dividida. Mas depois de saber do lançamento do filme, pretendo lê-lo antes. Sua resenha me animou bastante! Agora estou cheia de expectativas. :3

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus livros favoritos. Amei o jeito como a Gillian Flyn me surpreendeu com esse livro. Uma estória ótima e, nossa ,não consigo expressa o que senti com o desenrolar da estória. Simplesmente demais.
    Agora ansiosa para que o filme seja logo lançado.

    ResponderExcluir
  5. Li alguns comentários da autora dizendo que mudou o fim no filme, estou com a sensação de que ela vai se dar mal! ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu não havia me interessado muito por esse livro embora tenha lido várias resenhas, mas você, Maíra, me deu um pontinho de esperança e vou adquirí-lo assim que puder.
    Estou precisando de livros bons na estante e precisando também doar alguns outros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena gata! É um daqueles livros que vc chega ao fim de boca aberta! ^^

      Excluir
  7. Eu conhecia o livro mas nunca li nenhuma resenha dele, só posso dizer que adorei! Parece ser um daqueles livros que vc não consegue largar até terminar, e eu adoro qdo isso acontece!

    Adorei a resenha vio! rsrsrsrsrrs

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Ma (gente to chando ela assim pq ela é minha cunhada. E eu dando uma de cunhada orgulhosa que quer mostrar para todo mundo rsrsrs ) muito bom parabéns, você sabe que estou arrancando os cabelos por causa desse livro, ele é bom mesmo. Jaja eu termino ele e digo a ti minhas sensações rs BEIJOS no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada cunhada linda!!! Espero ansiosa pra saber o que vc achou! =**

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Eu já volto a ler de boca aberta Ma rs pq eu sei que serei surpreendida :D

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, apesar dele me interessar muito, mas quer ler bem antes do filme ser lançado, só que primeiro preciso diminuir a minha lista de livros não lidos.
    Valeu pela dica
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda desejo entrar no mundo thriller, e achei realmente este livro um bom começo. Gostei bastante das resenhas, foi muito bem colocada, e deixou-me com uma grande vontade de ler o livro.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas resenhas deste livro, e estou muito interessada, tanto que já está na minha lista! Gostei da sua resenha, me deixou muito curiosa para ler também, para descobrir principalmente o final. Minha vontade de ler este livro só aumentou, deve ser mesmo surpreendente e cativante!
    E seja bem vinda ao blog, amei sua resenha e vou amar continuar lendo suas postagens! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Preciso ler esse livro, e de preferência, antes que saia o filme!!! rsrs
    Só vejo o pessoal elogiando muito ele e, por enquanto, estou ficando só na curiosidade.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia o livro, mas pude ver que ele é encantador e a história envolvente, preciso ler ele antes que o filme saia.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  15. Maíra seja bem vinda! Adorei sua resenha.
    Eu amoo o gênero e não consigo acreditar que ainda não li o livro. Adoro quando a história prende. Vou tentar ler o mais breve possível.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada pelo gênero também!
    Não tinha ouvido falar desse livro, mas com certeza o lerei, ótima resenha!
    Seja bem-vinda Maíra!
    Bjs

    http://inspiration-tatis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ma, tô adorando o trabalho de interpretação do tradutor. Quero ser amigo desse cara, porque porra, ele não só traduziu o livro no automático, o cara devorou, interpretou e traduziu não somente as palavras, ele captou com maestria a essência do livro, coisa que nem todos têm.
    Ah, outra coisa, de tanto você falar do livro quando estou lendo a voz da Amy que vem na minha cabeça é a sua, não a pessoa em si, mas a narração. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Quero muito esse livro, já to ficando muito maluca por ele.

    ResponderExcluir