Livro #82 - Wake


Título: Wake - Despertar
Autor (a): Lisa McMann
Numero de paginas: 208
Editora Novo Século
Sinopse: “Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser espectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare”




É bem difícil você se encantar com um enredo e descobrir que a autora não fez um trabalho à altura... Mais difícil ainda é fazer uma resenha sem ter muita coisa boa a falar, essa é uma dessas situações; estou escrevendo, literalmente, uma crítica!
Antes de qualquer coisa, vocês devem experimentar e tirar suas próprias conclusões! Não me crucifiquem por não ter gostado, a minha opinião é basicamente sobre a escrita da autora e eu não tenho só coisas ruins para apontar certo?

A série Wake é composta por 3 livros; Wake, publicado em 2008, Fade, em 2009 e Gone, em 2010, essa resenha trata mais especificamente do primeiro livro, mas as criticas podem ser facilmente estendidas aos demais.



Nesse livro conheceremos Janie Hannagan, uma garota tentando viver a vida da forma mais normal possível, estudante, cheia de problemas financeiros e com uma mãe problemática, ainda carrega um fardo bem pesado: é sugada para dentro dos sonhos que quem dorme próximo a ela.
O livro é escrito em 3ª pessoa, o que incomodou muita gente, quanto a mim não encontrei problemas, considerando que essa forma garante mais liberdade ao autor, afinal, sendo onisciente, nós conseguimos ter a visão de todas as personagens ao mesmo tempo, ainda que exista uma em foco. Eu achei um ponto forte do livro essa narração, no entanto, as frases e diálogos soltos são confusos, motivo pelo qual a estória não flui naturalmente.

Dentre os problemas que encontrei na trama, poderia citar 3 que realmente me impediram de aproveitar o livro:

Por usar uma narrativa fragmentada com muitas frases soltas e desnecessárias, surgem certas lacunas entre os acontecimentos, diversas vezes eles não têm explicações, simplesmente surgem, o que, honestamente, enfraquece a conexão que fazemos com estória. As cenas que poderiam ser melhor trabalhadas passam... assim mesmo, passam! Deixam a sensação de faltar alguma coisa. Varias vezes me peguei imaginando como eu escreveria determinada cena, tentando dar mais ênfase a ela, ou por que as considerava importantes ou por que eram cenas gostosas, bonitas, que nós merecíamos um tempinho a mais com elas.

As personagens, especialmente as secundárias, são mal construídas, as mesmas
personagens que definem a personalidade da protagonista não se apresentam com essa relevância.
Eu adoraria ver a mãe de Janie, Dorothea Hannagan, tendo a importância que merece ao longo da trama, no entanto a autora resolveu ignorar o histórico de bebidas, traumas e abandono dessa personagem, optando por mantê-la em segundo plano, um acessório. Durante todo o livro, e isso se estende pelos próximos volumes também, ela apenas bebe e dorme. Eu realmente não entendo por que não explorar essa relação difícil entre as duas.

Nesse universo problemático, existem poucas coisas que aliviam o sofrimento de Janie, uma delas é a sua melhor amiga Carrie. A história de vida de Carrie traz uma memória familiar bem triste que, mais uma vez, não foi bem explorada! Ela também não tem muita frequência na vida de Janie, apesar de ser constantemente mencionada como sua melhor amiga. Ela se envolve na trama de uma forma bem frágil, é uma personagem importante na vida da Janie, mas que não tem importância alguma na trama.

As resoluções dadas a alguns acontecimentos foram simplistas e fáceis demais, tenham em mente que, por mais que seja um livro ficcional, que seja um romance, existe sim um limiar entre a licença poética e o absurdo! Algumas passagens são aceitáveis por que, claramente, são partes da ficção que envolve a trama, mas algumas, e o leitor vai perceber isso, deveriam se aproximar da realidade, eu vou dar um exemplo sem spoiler, mas se você não quiser ler pule esse paragrafo certo?
Durante o amadurecimento da relação entre Janie e Cabel, ele apresenta algumas atitudes suspeitas que, juntamente com as historias do passado dele, deixaram Janie desconfiada de que ele pudesse estar envolvido com pessoas e negócios errados. O meio que autora resolveu esse problema foi um dos exemplos de absurdo, e não me refiro ao que ele realmente fazia, mas em como ela descobriu isso.


 "Você beija ainda melhor do que imaginava, até mesmo do que nos sonhos" - Janie
 
O ponto forte sem duvidas é o relacionamento que ela mantém com  Cabel Strumheller, o garoto tem um passado obscuro e misterioso na medida certa, tem um charme estilo “bad boy” que encanta mas, ao mesmo tempo, se mostra sensível e educado, rapidamente o elegi meu personagem preferido.
Embora esse relacionamento aconteça sem muitos detalhes, achei lindo o carinho que ele demonstra e a preocupação com os problemas que ela não pode controlar. As melhores cenas são protagonizadas por esse romance, suspirei durante horas depois que ela descobriu o segredo que ele mantinha, certas cenas são inesquecíveis! Imaginem alguém que sempre tem o que dizer sobre tudo e fica sem palavras, eu diante de Cabel! A partir de agora, tudo irá girar em torno desse amor! O que não significa que tudo será excepcional! Não! A autora conseguiu deixar buracos enormes inclusive nesse romance!


"Tem um hippie na porta, ele diz que não vai sair até que você fale com ele. Ele quer saber se você vai chegar logo, e eu estou indo pra cama" - Dorothea Hannagan

Lisa MacMann
Não sei se talvez o trabalho de tradução possa ter atrapalhado, mas a decisão de manter o nome original e usar o nome em português como uma espécie de subtítulo foi acertada sem duvidas, a capa também é um ponto que merece elogios, simples e bonita, com informações suficientemente misteriosas e significativas dentro da trama (o travesseiro, o copo e a cadeira), mas a sinopse foi mais um pecado cometido, embora ela leve à curiosidade, não apresenta a estória como realmente é, ou seja, não serve ao próprio objetivo, trazer uma prévia do que acontecerá no decorrer da trama.

Vi muitas pessoas dizendo “o problema não é a estória, é a autora”, e sou obrigada a concordar! Com uma ideia excepcional em mãos, a autora, infelizmente, não soube colocar no papel todo potencial da trama ou das personagens, e eu gostaria de dizer que essa tivesse sido uma trilogia inesquecível.

Obviamente esse não é um ponto de vista definitivo, a experiência do livro você só terá ao tê-lo em mãos, mas são impressões de alguém que realmente se esforçou para aproveitar o livro!



18 comentários:

  1. uma pena ver uma resenha assim, porque este é um livro que, desde que o primeiro foi lançado aqui no brasil, eu desejo, e até hoje não comprei nenhum deles! =/
    ainda não comprei pelo fato de ver pouquíssimas resenhas sobre ele na blogosfera. já vi eles várias vezes em promoção mas nunca comprei hahaha
    a trama parece ser boa, mas uma pena a autora não conseguir dominar

    ResponderExcluir
  2. Eu li os 3 livros e concordo com vc em algumas partes. Mas gostei do enredo, é um tema que não vemos facilmente por ai. Acho que a autora foi feliz em ter esta ideia. Por outro lado, tbm senti falta de um desenvolvimento maior. Ela poderia facilmente ter escrito melhor as cenas e diálogos.

    Enfim, adorei sua crítica. Muito boa mesmo!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Os livros já não tinham chamado minha atenção. Agora com a resenha já vi que não vou ler mesmo. Esse fato de lacunas, ficar sem explicação também não me agrada, detesto ficar meio perdida na leitura :(

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu achei que os livros fossem ótimos, a capa é linda p nome é bem vago o que me deixa com curiosidade.
    Mas se a estória tem tantas lacunas não vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  5. Esse é a primeira vez que ouvi falar desta trilogia, e logo de inicio acho que não leria estes livros, realmente o fato de existir lacunas acabou me desanimando pela leitura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tinha muita vontade de ler esses livros, principalmente pelas capas, procurei resenhas e comentários e todos falavam que não tinham se apaixonado pelo livro e que é uma leitura difícil com muitas falhas, também achei a premissa muito boa, uma pena que a autora não soube desenvolver da maneira correta, deixando lacunas e não explorando a relação entre os personagens, uma trilogia riscada definitivamente da minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  7. Ando cansada dessas séries adolescentes e as vezes um dramalhão por nada... to passando beeem longe!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre tive vontade de comprar essa coleção, mas vi muitas resenhas negativas e desisti!
    Não compraria, só leria se alguem me desse de presente! hahahaah!

    Acho uma pena livros assim, as vezes me forço a le-los só pra ver se melhoram na última página!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. primeiro, eu adooooooooro essas capas. acho elas muito lindas, parece que tem uma luz acessa sob os objetos. mas é só. já ouvi muito mal do livro, exatamente pelas "lacunas" que acabam existindo na história. me decepciono a cada resenha que leio dele :\

    ResponderExcluir
  10. É triste quando esse tipo de dilema surge: você quer dar uma chance para o livro, mas ele simplesmente não te prende de jeito nenhum e você fica com pena de desperdiçar ou existe aquela ponta de esperança que de possa melhorar se você virar a página... Mas infelizmente, há livros que não tem salvação :/

    ResponderExcluir
  11. Nem sabia da existência desses livros, até agora. E esse enredo não me chamou atenção de forma alguma. É muito tenso quando o livro tem tudo pra ser ótimo, com personagens bons, mas nada é explorado como devia. Achei bem chatinho quando você falou que a autora não explorou o romance, a relação de mãe e filha. Putz, ela só passou superficialmente sobre tudo? que coisa mais chata. Não é um livro pra mim, certeza.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia nem a saga , nem a autora. Gostei muito da sinopse , e fiquei com vontade de ler , mas por você ter dito que a escrita da autora não estava a altura , já estou desanimada..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Admito que até que gostei da sinopse do livro a capa também é muito linda mesmo já estava pesando em lê-lo, mais depois de sua critica sobre o livro vou deixa-lo para colocar ele nas minhas ultimas leituras do ano.

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e a sinopse cativante. Porém, depois de ler a sua crítica, desmotivei-me totalmente para ler o livro. Tudo bem que não sou muito detalhista em relação à descrição e muitas vezes eu fico entediada quando leio um parágrafo que o autor/autora de um livro dedica à descrever tal lugar , cena, objeto, enfim.. Mas até eu não gostei de o livro ter lacunas como tais - ATÉ EU ! - . É um livro que eu definitivamente não anseio ler.

    ResponderExcluir
  15. É uma pena, a capa é linda, e a sinopse chama muita atenção, mas o que você citou são coisas que acho que extrema importância nos livros,e ela não o fez bem... Não me interessou :/
    Bjs
    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bom, pra falar a verdade eu até fiquei interessada quando eu li a sinopse pela primeira vez, mas vou falar... não é porque voce não gostou dos livros que digo isso, mas não os leria no momento pois estou fugindo de séries, coleções e afins! é uma pena a autora não construiu bem as personagens e a história, mas se eu tivesse a oportunidade e tempo, talvez eu leria só para ver o que eu ia achar no final das contas.

    ResponderExcluir
  17. Bom eu nunca li este livro mas sempre vi em alguns blogs não curti já não curti ele pela sinopse não sei se eu lendo posso mudar a minha opinião tenho um grande histórico de livros que muitos falaram maravilhas mas que não gostei e eu tenho este medo de ler e não gostar.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. É uma pena o livro não ser "tudo aquilo", porque, realmente a sinopse é incrível e desperta muita curiosidade. Mas apesar disso acho que eu leria a série pra tirar minhas próprias conclusões. Só não gostei muito das capas, mas como você disse, deve ter algo relacionado à trama.
    Beijo

    ResponderExcluir