Livros #92 - A Invenção das Asas


Título: A Invenção das Asas
Editora: Paralela
Autor: Sue Monk Kidd
Número de páginas: 328
Sinopse: Em sua terceira obra, Sue Monk Kidd, cujo primeiro livro ficou por mais de cem semanas na lista de mais vendidos do New York Times, conta a história de duas mulheres do século XIX que enfrentam preconceitos da sociedade em busca da liberdade. Sue Monk Kidd apresenta uma obra-prima de esperança, ousadia e busca pela liberdade. Inspirado pela figura histórica de Sarah Grimke, o romance começa no 11º aniversário da menina, quando é presenteada com uma escrava: Hetty “Encrenca” Grimke, que tem apenas dez anos. Acompanhamos a jornada das duas ao longo dos 35 anos seguintes. Ambas desejam uma vida própria e juntas questionam as regras da sociedade em que vivem.




O primeiro livro de Sue Monk Kidd, A vida secreta das abelhas, ficou por mais de um ano e meio na lista de mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2008. Seu segundo romance, O monge e a sereia, que alcançou a primeira posição na lista de mais vendidos do New York Times, ganhou o prêmio Quill de 2005 para melhor obra de ficção e foi transformado em um filme para a TV. Hoje, Sue mora perto de Charleston, na Carolina do Sul.

Ao completar 11 anos, Sarah Grinké, recebe da mãe uma dama de companhia, uma pequena escrava chamada Hetty, de apenas 10 anos. Isso vai contra todos os princípios da garota, indignada com a ideia de uma pessoas pertencer a outra, como um objeto. Porém, recusar os costumes de uma sociedade escravista está longe de ser uma tarefa fácil. 

“— Mamãe, por favor, deixe… deixe-me devolver Hetty pra você. – Devolver Hetty. Como se ela fosse minha. Como se ter pessoas fosse tão natural quanto respirar. Apesar de toda a minha resistência em relação à escravidão, eu respirava aquele ar doente também.”

Hetty "Encrenca", não aceita os padrões da sociedade e acredita nos direitos iguais. Ao ser dada de presente para Sarah, uma grande amizade nasce entre as duas. Ambas sabem o perigo que é se a mãe de Sarah descobrir esse vínculo. Com o passar dos dias, Sarah faz uma promessa para Charlotte, mãe de Encrenca. Ela iria libertar Hetty, iria lutar por seus direitos. Como? Não sabia... era impossível escutarem o que uma mulher tinha a dizer na época. Mas tentaria.

Uma das maneiras que Sarah encontrou para ajudar Encrenca foi ensinando-a a ler. Hetty foi se mostrando cada vez mais esperta e ousada, já Sarah tem seus sonhos destruídos por seu pai. A jornada em busca da liberdade se torna cada vez mais difícil e impossível. Aceitar os costumes e ordens parece o jeito mais fácil de sobreviver, procurar um marido... ter filhos...ter escravos. 

Com a angústia consumindo todo o seu ser, anos se passam e um período de descobertas. Assim Sarah e sua irmã mais nova Angelina começam a percorrer um caminho perigoso e cheio de espinhos, mas o resultado é libertador. Elas se tornam as primeiras mulheres abolicionistas dos Estados Unidos, e essa história é tratada de forma bem real no livro. Enquanto lutavam pela liberdade, Encrenca sofria mais e mais fisicamente e psicologicamente. Mas sempre acreditando "Vamos embora daqui ou morrer tentando".

"Ela abaixou o livro e veio onde eu estava, perto da lareira, e colocou os braços em volta de mim. Era difícil saber em que pé as coisas estavam. As pessoas dizem que o amor fica manchado por uma diferença tão grande quanto a nossa. Eu não sabia ao certo se os sentimentos da srta. Sarah vinham do amor ou da culpa. Eu não sabia se os meus vinham do amor ou da necessidade de segurança. Ela me amava e tinha pena de mim. E eu amava e usava a srta. Sarah. Nunca foi simples. Naquele dia, nossos corações estavam puros como jamais estariam."

O livro é dividido em seis partes, tem início no ano de 1803 à 1838. Os capítulos são narrados por Saran e Encrenca. Não somente Sarah e Angelina são reais, vários personagens que apareceram na obra existiram também. A leitura me surpreendeu, além de intensa e bem escrita, ler algo que foi feito em base de algo existente sempre me deixa atenta. São vários personagens presentes na obra e nenhum decepciona, todos contribuem para algo. 

Além de sentimental, A Invenção das Asas nos apresenta um lado da escravidão, África e suas crenças que não conhecíamos. Não é uma leitura fácil e leve, é repleta de conteúdo, história, detalhes e drama. O final é realmente tocante e se você, assim como eu, gosta de livros que te ensinam algo, que te fazem conhecer mais da história de uma certa época, recomendo esta obra e garanto que irá se emocionar.

"Um escravo tinha que ser como o Espírito Santo:
não se vê, não se ouve, mas está sempre por perto, a postos."

16 comentários:

  1. ainda não li nenhum dos livros da autora e também não vi nenhuma das adaptações dela. #shameon
    parece ser um livro incrível, super emocionante e lindo
    fiquei curiosa para ler... adoro livros assim *-*
    realmente, de leve não tem nada né kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e realmente me pareceu bom!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha mesmo sem nunca ser ouvido falar do livro. Gosto de livros com esse tipo de critica e época ao mesmo tempo. fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Não vou dizer que gosto do gênero, pois não gosto, mas o tema é maravilhoso, sei lá adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. A Invenção Das Asas é um livro que eu to desejando muito ler há muito tempo. Nunca achei ninguém para me emprestar e não tenho grana pra comprar agora ):
    mas eu vou ler ! kkk
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muuuito curioso. Gosto desses livros que levam vc para um lado mais real e fazem a gente pensar. ALém de a capa ser linda linda

    ResponderExcluir
  7. Oi Karol!

    Fiquei arrepiada com sua resenha, não conhecia o livro, mas já o quero! Adorei sua resenha e o conteúdo do livro. Acredito que os livros nos ensinam diversas coisas no decorrer da leitura e fiquei curiosa para ler A Invenção das Asas. Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia este livro,mas fiquei super animada ao ler sua resenha, um livro repleto de sentimentos que nos faz ficar intrigada com sua historia. Creio que livros assim sempre nos dão ótimos aprendizados!!Amei demais esta indicação e já inclui ele na lista de desejados!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, eu já tinha lido a sinopse antes e me interessei bastante, eu também gosto muito de ler historias que realmente aconteceram, admito que levei um susto quando você disse que a história e muitos personagens do livro existiram, eu com certeza preciso muito desse livro pra mim.

    ResponderExcluir
  10. Oiii Karol!
    Nossa, que livro lindo!!!!!
    Não conhecia ele e amei sua resenha, gosto de livros assim!
    Anotei para comprar!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha! Realmente me interessei, livro indo para a listinha.
    Gosto muito de temas históricos, e logo no primeiro quote fui cativada, muito forte.
    Beijos

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu nunca tinha ouvido falar do livro e nem da autora, mas parece que a historia é super emocionante e muito boa mesmo, fiquei interessada em conhecer a historia melhor, a resenha esta maravilhosa, parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Também não li nada da autora e desconhecia ela. O livro não faz bem o meu gênero, mas acho adoraria ler.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já está nos meus desejados. A começar pela capa linda, parece ser uma trama pra lá de emocionante. Gosto de conhecer um pouco mais da história e quando traz aprendizado é muito bom, gosto de leituras assim, repleta de conteúdo. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma obra muito bem construída, achei muito interessante. É muito bom lermos livros que mostram outro lado do que conhecemos e este livro parece despertar muitos sentimentos no leitor devido á estória, sem dúvidas, emocionante. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que nos trazem lições e que se baseiem em História e que tenham um longo trabalho de pesquisa por trás.
    Achei o enredo desse até que interessante, mas não despertou tanto assim a minha atenção, não.
    Acho que é pelo fato do momento eu estar mais voltada para mistério e esse livro não faz parte desse gênero. Mas quem sabe em um futuro não muito distante...

    ResponderExcluir