Livros #98 - O Livro dos Mil Dias


Título: O Livro dos Mil Dias
Editora: Galera Record
Autor: Shannon Hale
Número de páginas: 283
Sinopse: Lady Saren ficará sete anos trancada em uma torre. O castigo, imposto por seu pai, é uma resposta à sua recusa de casar-se com o noivo escolhido pela família. Mas seu isolamento não será total, uma vez que Dashti, sua fiel criada, voluntariamente se fará prisioneira para servi-la e fazer-lhe companhia. O silêncio voluntário e as lágrimas constantes de Lady Saren tornam-se parte da dinâmica monótona dos dias. As únicas companhias verdadeiras da miserável criada são o gatinho Meu Senhor e as páginas de um diário. Com a chegada de dois pretendentes da nobre, um deles muito bem-vindo enquanto o outro nem tanto, as garotas serão confrontadas com a esperança e o medo.
Vencedor de mais de vinte prêmios literários, O livro dos mil dias é uma incrível história completamente recontada, cheia de aventura e romance, dramas e disfarces.


Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.

Dashti é uma miserável, que após a morte de sua mãe viaja pelas cidades em busca de trabalho, troca de serviços. E é em Jardim de Titor que conhece Lady Saren, a quem jura lealdade e se torna sua fiel criada. Com a promessa de nunca a abandonar, Dashti descobre que Lady Saren foi castigada por seu pai por ter desobedecido uma ordem e assim terá de ficar sete anos em uma torre. 

"Quando estou no meio de uma jornada, o final é ainda desconhecido e possivelmente maravilhoso. Mas quando chego, é difícil continuar sonhando."

Mesmo com todos os motivos para ser deprimida e uma vida apenas para servir, Dashti é uma pessoa alegre, positiva, forte e sempre disposta a fazer o impossível por Lady  Saren, mesmo que passe por cima de todas as suas crenças. Enquanto se esforça para curar as feriadas de sua senhora, a mesma só sabe chorar e se lamentar. Não demonstra força e maturidade.

Para passar os dias, a única maneira de sair da mesmice é escrevendo em seu diário. Dashti descreve tudo o que acontece, o que sente e o que pensa. É uma forma de conversar com alguém, já que sua senhora está indisponível para conversas por tempo indeterminado. Mas quando tudo indicava que o tédio de seus dias não iria acabar, surgem dois homens para acabar com essa rotina.

Khan Tegus é um cavalheiro e um dos motivos para Lady Saren estar em uma torre. Ambos estavam interessados um no outro, se correspondiam e juravam amor eterno. Khan é engraçado, inteligente e faz promessas de tirar a dama da torre. Mas uma reviravolta faz com que este romance fique mais confuso e eletrizante.

"O tempo é um vento que fica soprando em meu rosto e murmurando palavras sem sentido."

Khasar é um homem tirano, violento e que faz com que todos os reinos o temam. Desafiador e disposto a ter Lady Saren para si, e um destino cruel aguarda a dama e sua fiél criada. Com um final revelador e diferente de todos os contos de fadas que lemos, O Livro dos Mil Dias irá conquistar os leitores do gênero.

Este foi um livro que me surpreendeu por ser tão criativo. Quando comecei a leitura esperava algo totalmente diferente e para ser sincera, só descobri que era baseado em um dos contos dos Irmãos Grimm (A Princesa Malvina) quando cheguei no final. O que é brilhante! Pois o conteúdo em nada lembra os contos de fadas que estamos acostumados. Talvez nas últimas páginas você possa lembrar das tramas de diversas princesas por aí e associar (vida complicada, amor difícil, etc).

A autora conseguiu criar um ótimo enredo e repleto de surpresas para o leitor. Você nunca sabe o que irá acontecer com tal personagem, já aviso que tudo é meio sombrio mas divertido e alegre ao mesmo tempo. Amei as personagens e suas evoluções no decorrer de suas jornadas. Essa é uma leitura que recomendo!

“Como posso descrever o perfume de sua alma? Ele tem um cheiro parecido com canela marrom e seco e doce e quente. Ancestrais, é errado eu saber disso? Escrever sobre isso? É errado eu pensar em deitar minha cabeça em seu peito, fechar meus olhos e respirar seu perfume?”

15 comentários:

  1. Fiquei curiosa...
    Não conhecia o livro, mas agora que lê-lo, tenho vontade também ler acadêmia de princesas...
    Parabéns pela resenha...
    Beijos


    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii
    É a segunda resenha que leio desse livro,
    estou completamente encantada!!
    Achei ele super diferente diferente de tudo que li, pontos de vista de angulos diferentes!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar que nao quis mais ler seu post... porque logo pelo inicio dele já fiquei LOUCA por esse livro... e não quero nem mais saber sobre os personagens!! Há muito tempo que nao me interesso tanto por um livro... Adorei a dica e muito obrigada pelo post! Beijooos e to seguindo aqui agora... ok?? kkkk

    http://balacaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro.. Mas ele parece ser bom, me interessei por ele (:
    Gosto muito dessas reedições de contos, baseadas nele e mudando as perspectivas.
    Assim não dá, a cada vez que eu venho aqui é mais um que entra na lista, rs.
    Bjs

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com muita vontade de assistir ou ler algo mais fantástico e esse livro se encaixa nisso. Mas provavelmente não lerei, pois assistir Once Upon a Time é muito mais viável do que ter que comprar este livro e ler haha

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol! Eu passei a gostar muito destes contos de fadas modernos. É cada coisa que a gente lê, que depois, fica dificil ver nossas princesas com os mesmos olhos neh? rsrrrsrrsrs
    Não conhecia este livro e se dependesse da capa, nunca conheceria... achei feinha! kkkkk
    Mas adoei sua resenha e com certeza entrará para minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei sua resenha, fiquei curiosa eu pensei que era a Lady Saren que escrevia esse tal diário, também fiquei morrendo de curiosidade sobre esse final revelador, e diferente de todos os contos de fadas que já lemos. To muito curiosa mesmo, pelo o que eu li na sua resenha ele dever ser mesmo muito diferente.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, me deixou muito com a sensação de Rapunzel na torre!! kkkk gosto de livros com um pézinho em contos de fadas, me sinto criança e super envolvida em histórias assim. Sem contar essa capa super fofa!!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não sabia que era baseada em um conto de fadas, não vou dizer que gostei do livro, mas não tenho nada contra, e sim eu o leria.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido algumas resenhas e me interessei bastante por este livro. Pela capa, pareceu ser um chick-lit, mas o enredo mostra que o livro não tem nada de clichê e isso me deixou muito curiosa. Gostei de saber que o livro te surpreendeu! Está na minha lista e espero gostar também. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Já havia lido resenhas sobre o livro e o que eu mais achei interessante é a escolha da personagem principal. Me surpreendi logo na sinopse, pensei que a história ia ser sobre a princesinha na torre, mas , na verdade, a personagem principal é a Dashti, a criada. Já gostei do livro por isso.
    Eu acho que leria o livro.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e nem a autora e não posso dizer que fiquei empolgada com a resenha.
    O livro parece menininha demais para o meu gosto. O enredo não me envolveu e eu dificilmente leria esse livro.
    É legal saber que ele é surpreendente e foge ao clichê, mas nem isso fez meu interesse ser despertado.

    ResponderExcluir
  13. Realmente um livro com uma historia bem diferente e realmente sua capa me enganou!!Não conhecia o livro, e fiquei realmente instigada com sua historia.Inclui ele na lista de desejados!! Ótima resenha...Beijos

    ResponderExcluir
  14. Também é a segunda resenha que leio do livro e a ansiedade aumentando a cada momento. Achei cruel essa parte que o pai dela a coloca de castigo por anos e fquei curiosa para conhecer a história de Lady Saren.

    ResponderExcluir
  15. Que fofa a capa.
    Não conhecia e adorei. Gosto desse estilo meio sombrio, meio divertido. Com certeza, esse eu leio.

    ResponderExcluir