Filmes #42 - A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas : PosterTítulo: A Culpa é das Estrelas
Título Original: The Fault In Our Stars
Gênero: Romance, Drama
Direção: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff
Sinopse: Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.





A adaptação de um dos livros que mais mexeram com as mentes dos leitores foi um filme incrivelmente fiel não só aos acontecimentos e à história como também aos personagens que fizeram de A Culpa é das Estrelas um livro tão adorado por seus fãs.

Hazel Grace teve sua vida completamente alterada pelo câncer e em razão disso a vida de seus pais também e isso a afeta de várias maneiras não só em sua personalidade e desejos, mas também em suas ações e é o que se pode observar durante todo o filme, pelo menos até o momento em que ela conhece Augustus Waters. Gus é um garoto que já teve câncer e em decorrência do mesmo acabou por perder uma perna, tem  uma personalidade mais do que positiva para com a vida e que vive com um cigarro na boca como uma interessante metáfora.


A partir de então o público acompanha uma doce e um tanto quanto inocente história de amor que mais do que qualquer outra ficou marcado em cada um dos personagens envolvidos e também de cada um que conseguiu de qualquer forma se identificar com Hazel ou Gus em suas particularidades. O filme A Culpa é das Estrelas quase conseguiu emocionar o mesmo tanto que o livro de John Green e para aqueles que leram sabem que isso não é pouco.

Alguns aspectos do filme merecem certo destaque como, por exemplo, os cenários que ficaram simplesmente incrivelmente fiéis ao o que era descrito no livro, principalmente o cenário da igreja do grupo de apoio e do restaurante, que merecem toda uma atenção especial.


Os pais da Hazel também foram uma grata surpresa durante o filme, principalmente a sua mãe; Laura Dern fez  um trabalho maravilhoso ao dar à sua personagem um ar tão natural, um pouco brincalhão e tão mãe. Assim como Nat Wolff deu vida à um Isaac único e muito especial que necessitou de apoio e deu apoio durante todo o filme. Outro personagem que foi um prazer de se assistir foi o mais que contraditório, Peter Van Houten, interpretado brilhantemente Willem Dafoe. Van Houten é a pessoa que Hazel mais admira, afinal ele escreveu o maravilhoso Uma Aflição Imperial e é a partir deste livro que ela tenta achar as respostar para o seu futuro e o futuro daqueles que ela ama, mas ela com certeza não esperava que ele fosse um desastre como ser humano, o que só faz com que a participação concreta e abstrata de Peter no enredo mais maravilhosa de se assistir e acompanhar.




Como não poderia deixar de ser, Shailene e Ansel são quem realmente merecem um destaque mais do que especial. Woodley conseguiu interpretar uma Hazel maravilhosa e tão conectada com todas as emoções e conflitos que a personagem apresenta que tornou fácil às pessoas se colocarem no lugar dela durante o longa e se emocionar verdadeiramente com cada acontecimento, seja este alegre ou triste. Sua atuação tornou a empatia algo natural e não uma emoção forçada ou apelativa.

Não diferente, Elgort ultrapassou todas as expectativas de como seria sua performance como Gus. Ele realmente deu vida a seu personagem completamente, de forma que todas as características tao importantes para se entender e amar o personagem estava presente em cada frase, gesto ou olhar do mesmo. Mais do que conseguir lidar com o papel, ele arrasou e conseguiu fazer com que fosse um deleite vê-lo no filme.

A trama, durante todo o seu desenrolar, apresenta um clima e fluxo próprios. É uma história de amor e é desta forma que ela é contada e, apesar de toda a carga que há pelos traumas de cada personagem, é recheada de uma leveza própria com a medida certa de drama para afetar o público. E é este drama, que mostra-se principalmente no final, que deixa o filme com um sabor agridoce maravilhoso de se sentir e com um gostinho de quero mais ao se terminar a linda história de Hazel e Gus.



Trailer



14 comentários:

  1. Com certeza é um lindo filme, ainda não o vi e acho que não terei tempo de assisti-lo, por isso vou ter que esperar para que a Sky disponibilize haha. O livro é maravilhoso, estou louco para ver o filme.

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabby!

    Chorei rios! kkkkkk
    Um ds filmes mais lindos que já assisti na minha vida! To doida pelo dvd, vou comprá-lo para assistir todos os dias! rsrsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. aiai, o livro já é lindo, mas a adaptação dele ficou incrível e superou todas as expectativas!!!
    fiquei encantada! *-*
    adorei sua resenha e esses gifs ficaram fofos demaaaaaaaaaais! *-----------------------*

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme , e Meu Deus , achei que ficou super incrível , algumas coisas super fieis ao livro , chorei rios , sai do cinema com o rosto vermelho e inchado , a sorte é que fui ver com a minha mãe e ela estava do mesmo jeito kk

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, me emocionei aqui! A culpa é das estrelas é um dos meus livros favoritos, chorei tanto quando o li ano passado. Não assisti o filme ainda, estou muito sem tempo, mas sei que vou amar! Amo a Shai e o Ansel, são muito talentosos, assim como o Natt. Esses gifs são muito amor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pelo livro e fiquei receosa pra ver o filme. Porque sempre fico né?! Mas o filme não decepcionou em nada! Ficou - desculpe-me pelo termo - foda! Amei a atuação de todos e realmente tiveram muito cuidado com os cenários. E o Anselmo? o que falar dele? fiquei chateada quando soube que seria ele. Mas mordi a lingua, ele foi incrível! Quero rever o filme <3

    ResponderExcluir
  7. Acho que todas as palavras ditas e pensadas a respeito desse livro/filme/adaptação/cinema já foram ditas e dizer que gostei que foi o que eu esperava vai ser chover no molhado de tão óbvio, por isso quero só deixar claro que amei e ponto!!!! hihihihi

    ResponderExcluir
  8. Somente li o livro e amei!Decidi não assistir ao filme,pois não me agradou muito a escolha dos atores principais de Hazel e Gus e simplesmente não consigo enxergar a Shailene como Haze(uma personagem que adoro demais).Enfim, também não quero estragar a imagem que eu contruí da Hazel e dos demais personagens do livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu li e assisti "A culpa é das estrelas", achei muito perfeito, uma história linda, onde, conseguimos sentir na pele a sensação de algumas partes do livro/filme. Eu não sei porque, mas eu não chorei em nenhum dos dois *acho que sou insensível, só pode rsrs*, tava quase lá, mas não foi dessa vez :(
    Quero ler agora "A estrela que nunca vai se apagar", tenho ele, muitas pessoas falaram que choraram muito nele, espero ser um pouco sentimental pelo menos neste livro neh rsrs.
    Beijos, adorei o jeito que você escreveu sobre o filme.

    ResponderExcluir
  10. eU NÃO LI O LIVRO E O TENHO AQUI..NÃO SEI SE VOU LER. e O FILME CHEGUEI IR NO CINEMA PRA ASSISTIR E DESISTI, EU TENHO UMA PESSOA BEM PROXIMA QUE FALECEU A POUCO TEMPO DESTA DOENÇA..ENTÃO ACHO QUE NÃO CONSIGO LER/ASSISTIR NADA DO TEMA NO MOMENTO, MAS QUE BOM QUE O FILME FOI TÃO BOM QUANTO ESTAVA SENDO ESPERADO PELOS FÃS DO LIVRO, PRA MIM VAI FICAR MAIS PARA UM FUTURO,
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito assistir esse filme ou ler o livro, a história deve ser linda e emocionante!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabby.
    Ainda não fui ver o filme, mas li o livro e, apesar de não ter gostado tanto assim como muitos, quero conferir a adaptação cinematográfica.
    Que bom que o filme manteve-se bem fiel ao livro para alívio dos fãs do John Green.
    Acho que no filme vou acabar chorando. Pelo trailer dá para ver que é bem romântico e com sentimentos a flor da pele.

    ResponderExcluir
  13. Ahh acredita que eu ainda não vi..snif.
    Que bom que os autores deram um show. Tenho certeza que foi um ótimo filme. Apesar de tirarem algumas partes do livro, mas isso faz parte.
    Espero assistir em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não posso dizer que amei a história, mas posso dizer que eles ganharam um lugar no meu coração, e é muito bom saber que o filme é fiel ao livro, pois pretendo assisti-lo assim que der

    ResponderExcluir