Livros #127 - Quem Sabe Um Dia

Título: Quem sabe um dia
Editora: Record
Autor: Lauren Graham
Número de páginas: 365
Sinopse: Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.


Lauren Graham se consagrou como atriz no papel de Lorelai na série Gilmore Girls e, mais tarde, como Sarah Braverman em Parenthood, personagem que interpreta até hoje. Além das aventuras e dos fracassos no show business - incluindo passagens pela Broadway e por produções cinematográficas -, também é formada em inglês pela Barnard College e tem um MFA pela Southern Methodist University. Atualmente, divide o tempo entre Nova York e Los Angeles. Quem sabe um dia é sua estreia na literatura. 

Franny Banks estabeleceu um prazo para si mesma para conseguir ser uma atriz bem sucedida. Agora, faltando seis meses para o prazo final, a vida de Franny fica uma loucura, já que não conseguiu realizar nada grandioso até o momento. Sua rotina se resume basicamente em suas aulas de teatro e trabalhar como garçonete para pagar as contas. A sua única chance é na grande apresentação que fará no curso de teatro, onde grandes agentes e pessoas importantes do ramo analisam quem tem mais potencial.

"- Meu pai, o grande diretor da Broadway Irving Sparks sempre dizia: "Qualquer um consegue sorrir no seu melhor dia. Gosto de conhecer homens que conseguem sorrir no seu PIOR"."

Tudo parecia ótimo quando um pequeno acidente faz Franny cair no palco e quando sua única chance parecia arruinada, a sua vida começa a mudar. Um livro repleto de aventura, romance e uma protagonista muito atrapalhada faz de Quem sabe um dia um ótimo livro de estreia e de Lauren Graham uma autora para ficarmos de olho, com sua escrita divertida e envolvente.

Quando solicitei esse livro fiquei um pouco apreensiva, pois li algumas resenhas regulares sobre a obra e não queria me decepcionar. Agora me questiono se todas essas pessoas leram o mesmo livro que eu. Simplesmente me apaixonei por Quem sabe um dia e só não favoritei por um motivo, que explicarei no final da resenha. Franny divide um apartamento com Jane, sua amiga produtora de filmes e Dan, que está tentando a carreira como roteirista. A convivência dos três é fantástica e rende boas risadas.

"Vou esperar, penso comigo mesma, e, pela primeira vez, no lugar da eterna preocupação com o prazo pesando sobre mim, correndo na minha direção, cada vez menor, me permito um pensamento extravagante:Ainda tenho tempo."

Conhecemos também alguns amigos do teatro, dentre eles um grande destaque para a sua "rival" Penelope, uma garota que já faz algum sucesso com filmes e James, que já está se tornando um galã e sua beleza ajuda, é claro, Franny se sentir muito atraída por ele. Existem muitos outros personagens, como o pai de Franny que é uma graça... Barney, um agente que todos devem sonhar em ter... e muitos outros. Queria um destaque maior para todos eles, mas isso é apenas um detalhe.

Agora o grande ponto negativo para mim, responsável por não favoritar o livro, foi o final. Não posso comentar sobre ele, mas para mim faltou emoção, um grande romance para duas certas pessoas e aquele final "awmm". Eu terminei querendo mais, isso sim! Querida Lauren, isso não foi um final... quero uma continuação agora. Ao todo, acredito que consegui expressar como fiquei surpresa com a leitura e feliz. Recomendo!

"Você pode ser sensível por dentro, mas o que vejo por fora é um soldado."

20 comentários:

  1. Karol, eu adoro Gilmore Girls, tenho o box de todas as temporadas, e fiquei com muita vontade de ler esse livro por conta da autora. Porém, comecei a ler algumas resenhas e todas elas reclamavam sobre o final e eu acabei meio que postergando a leitura.
    É triste quando o livro é perfeito mas o final não.
    Gostei de seu ponto de vista.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  2. Oiê Karol!!!!!!!!
    O que posso falar desse livro, o li logo que foi lançado, por isso não me deparei com tantas resenhas dele e não sabia o que esperar... mas no geral eu também gostei do livro e concordo com você em relação ao final, acho que realmente faltou romance... acho que o livro teria dado uma revitalizada se tivesse um romance... de qualquer forma eu achei um livro incrível para a primeira produção literária da Lauren e acredito que ela só tem a crescer...
    Um ponto que sempre admiro num escritor principiante é ele escrever sobre o universo que conhece e esse foi o maior brilhantismo de Lauren...

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao tive oportunidade de ler esse livro, fiquei interessada pela resenha. Vou coloca-lo na minha lista :)

    ResponderExcluir
  4. Já vi várias blogueira falando desse livro, isso desperta a curiosidade de qualquer um... mais confesso que pelo título esperava uma capa melhor... bjs

    ResponderExcluir
  5. As vezes um final pode lacrar a obra e pode fazer desandar hahaha, mesmo assim pretendo dar uma chance a leitura, pois adorei sua resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Já faz um tempo que ando naquela indecisão se leio ou não esse livro. Já vi resenhas negativas, mas essa me conquistou . beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, com toda certeza vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa para saber e ler ainda mais sobre esse livro
    Principalmente o final que faltou o romance

    ResponderExcluir
  9. Karolyne!
    é por isso que digo que a visão de um livro é muito pessoal e está ligada as nossas próprias experiências.
    Fiquei bem curiosa por ler, principalmente porque a premissa é baseada em propensas atrizes.
    Boa resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oi Karol,

    Também fiquei curiosa! Entrou pra lista!

    um abração

    ResponderExcluir
  11. Já li a resenha desse livro há um tempo. E escreveram que a história é bem um romance de Sessão da Tarde.
    Como adoro livros divertidos e um romance gostosinho de se ler,provavelmente vou amar esse livro. :)

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã comentou comigo sobre esse livro, ela quer muito. Mas acho que também vou amar lê-lo!
    Abraços, ótima resenha e blog lindo!

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha! Adoro livros de romances.
    gabifcc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Às vezes, é chato ficar atida na opinião dos outros. O melhor é sempre dar uma chance para leitura, e formar uma opinião. E parece que foi que aconteceu, apesar do final não satisfazer, parece que foi uma leitura cativante. e estouu disposta a verificar isso.
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, eu tinha outras resenhas regulares sobre esse livro, tanto que acabei ficando um pouco desanimada, mas ainda não tinha desistido de ler... Sorte que você chegou! O livro parece mesmo ser maravilhoso, e não vejo a hora de poder ler... Uma pena que o final não agradou tanto... Será que ela tá programando fazer a continuação?
    Amei demais a resenha *-*
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito da atriz que também é autora desse livro, fiquei bastante interessada em ler o livro dela parece ser muito bom e essa resenha de deixou ainda mais curiosa pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  17. Sempre quis ler esse livro. Me interessei.

    ResponderExcluir