Livros #130 - Veneno

Título: Veneno
Editora: Única
Autor: Sarah Pinborough
Número de páginas: 224 
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!


Sarah Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-selecionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.

Veneno é o primeiro volume de uma saga que apresenta os famosos contos de fadas de uma maneira bem diferente, uma versão sombria. E para começar, nada melhor que Branca de Neve, certo? Estamos sempre acostumados com a beleza que a Disney cria seus personagens, filmes, histórias... e com essa princesa, que é a preferida de muita gente, não é diferente. Branca de Neve sempre encantou por sua ingenuidade e capacidade de amar a todos. Já a terrível rainha, sempre foi a vilã que todos torciam contra. E como esquecer os finais felizes? Afinal, são contos de fadas e o que queremos, é felicidade.

– Você acha as pessoas boas demais, Branca de Neve.
– Alguém precisa fazer isso, Sonhador.

Mas aqui tudo é diferente. Faz um bom tempo que os contos de fadas estão sofrendo adaptações... alguns continuam com o foco principal de um final feliz, mas outros apelam para o obscuro e que as aparências podem enganar. Quem assiste Once Upon a Time sabe que é quase impossível não gostar da rainha má. E é nessa aposta que temos Veneno, com uma Branca de Neve que pode ser desagradável as vezes, mas que continua com sendo a mais amada do reino por sua bondade e personalidade. E uma madrasta que possui desejos ruins, mas o seu coração não é de pura maldade, ainda.

Com o desejo de ser a mais bela, a Rainha está disposta a fazer tudo para se livrar de Branca de Neve. E assim surgem vários personagens já conhecidos, mas totalmente diferentes... como o caçador, o príncipe, os anões... Com um final perturbador e surpreendente, Sarah Pinborough transforma uma história para crianças em uma história para adultos.

"Ela não tinha o amor nem a fidelidade natural do povo, mas soube como obter seu medo e respeito."


A leitura de Veneno para mim foi bem rápida, porém não me agradou tanto como eu gostaria. O grande problema foi a expectativa e o fato de possuir cenas mais fortes, já que se trata de um livro adulto. Não gosto de livros com palavrões (e este tem bastante, para mim) e ler partes picantes também não tem me agradado muito... por estes motivos acabei não aproveitando tanto. As personagens por um lado são bem cativantes, apesar de que alguns ficaram sem um final... meio esquecidos. O final foi o que mais me surpreendeu, realmente. Quando eu achava que já tinha acontecido tudo, veio um capítulo para deixar todos chocados. 

A editora fez um trabalho fantástico com a obra, essa capa é linda demais! Toda a proposta principal de que nem todos os finais são felizes foi cumprida. O próximo volume é da princesa Cinderela, e espero gostar da leitura. Recomendo!


Saga Encantadas
1 - Veneno
2 - Feitiço
3 - Poder



18 comentários:

  1. Estou louca para ler esse série! Esta na minha lista rs
    Eu gostei da sinopse e estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o primeiro livro em casa, mas comprei por que adoro releituras, confesso que o tanto de resenhas não tão positivas me deixam com um pé atrás mas mesmo assim não descarto!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. É o tipo de livro que eu leria rapidinho. Logo, contos de fada para adultos. *-* beijo

    ResponderExcluir
  4. Haaaa, ADOREI! Nossa entrou pra minha lista de presentes de Natal :D

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeeei a sinopse.
    Vai de gosto de cada um né?
    Ja li contos adultos e não me assustei

    ResponderExcluir
  6. Karolyne!
    Gosto das novas adaptações dos contos de fadas, mesmo que algumas sejam mais sombrias e tenham cenas mais fortes.
    Eu gosto e fiquei bem curiosa por ler o ponto de vista abordado pela autora.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Ameei a resenha e fiquei super curiosa para ler. Está na lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  8. Bem...

    A ultima adaptação de conto de fadas para o genero adulto que li foi um desastre na minha opinião... Odiei a Anne Rice com sua "Bela Adormecida"...

    Não sei se iria gostar desse, ele poderia entrar para a lista do 'Talvez algum dia'.

    Com relação ainda as adaptações, achei as do cinema como "Branca de Neve e o Caçador" super interessante.

    um abração

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de adaptações.A primeira que li foi a de Anne Rice e fiquei bem chocada!
    Não sei se é o caso desses livros.
    Se surgir uma oportunidade vou conferir.

    ResponderExcluir
  10. Eu assisto Once Upon a Time e amo o estilo que os roteiristas da serie passaram para a tela. Incrível o conto de fadas contados, agora essa escritora eu nunca havia escutado nada dela, deve ser ótimo esse livro! Com certeza VOU lê-lo
    Beijoos

    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou muito instigado a ler esse livro, está na minha lista!!

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler a série. Mas fico pensando naquela estória que escutavamos equando crianças, será que não vai nos desencantar? Mas, a lerei mesmo assim.
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já vi muuitas resenhas sobre essa série, e a cada vez tenho certeza que necessito ler! Amo as histórias que recontam os contos de fadas, e essa além de tudo ainda transforma em uma história adulta, um gênero que eu gosto demais... Uma pena que no fim alguns personagens tenham ficado um pouco esquecidos, mas o fato de ainda ter um capítulo que ninguém esperava me faz ter ainda mais curiosidade... Estou simplesmente fascinada por tudo que já vi e vou ler assim que possível!
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  14. Curto muito essas releituras dos contos de fadas, estou bastante interessada em ler não só esse primeiro livro como os outros dois também!

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante. Amo releituras de contos com adaptações para o publico jovem/adulto. Quero ler, deve ser muito bom.

    ResponderExcluir