Livros #156 - Exótica

Título: Exótica
Editora: Fundamento
Comprar: Aqui
Autor: Loredana Frescura
Número de páginas: 144 
Sinopse: Marcela é uma adolescente como muitas outras, mas se acha feia. Não meio feia, mas uma “feia total”, como ela própria diz. Porém, em vez de chorar pelos cantos ou sonhar acordada com formas de mudar seu rosto e corpo, Marcela está pronta para mostrar, em um trabalho da escola, que os feios são muito mais belos do que se pensa. E mais: que não têm nenhuma razão para se esconder ou ter vergonha de si mesmos. Enquanto isso, Roberto (que, por sinal, é um gato) acha Marcela linda. Aliás, linda é pouco – praticamente
uma deusa. Será que existe alguma chance de uma “feia total” e um dos “bonitinhos da escola” escreverem sua
história de amor?
Afinal, a vida não segue roteiros e nem tudo é o que parece ser... Não é mesmo?


Loredana Frescura nasceu em uma pequena vila no município de Marsciano, Papiano, na Itália, onde ainda vive, escrevendo histórias - às vezes suaves, às vezes fortes - sobre adolescentes. Em 2006, recebeu o Anderson Prize por melhor livro juvenil com o romance Vejo o mundo nos seus olhos. Além de amar a escrita, Loredana é apaixonada por cinema e música.

Marcela é uma adolescente que se acha feia, muito feia. Mas ela não tem o desejo de fazer várias cirurgias para se transformar. Ao contrário, ela está decidida a fazer todos enxergarem a beleza nos feios, com um trabalho escolar. E para ajudar nesse trabalho, sua dupla e melhor amiga é Giorgia, que também está na categoria dos feios.

Para Roberto, um dos queridinhos da escola, Marcela é linda, perfeita! Mas conversar com ela parece impossível, já que é irmã de um dos caras mais populares da escola e seu amigo. E fazer parte do grupo de pessoas que só pensa em aparência, não torna a tarefa nada fácil.

Giorgia, que está no grupo dos feios apenas por usar um aparelho ortodôntico diferente, fica um pouco com medo da reação da professora com o trabalho, mas mostrar o lado bom da feiura é extremamente necessário. Resta saber se Marcela e Giorgia vão conseguir que a beleza e a feiura se tornem amigas.

- A loucura tem a ver conosco. Com nós duas. Agora que conseguimos entender bastante sobre as coisas que nos tornam diferentes, podemos dizer que absorvermos o melhor da loucura. Aquela parte sua que não está nem aí para o mundo que não nos aceita.

***

Exótica é o tipo de livro para se relaxar, uma leitura leve que, ao mesmo tempo, apresenta personagens diferentes com várias mensagens importantes. E isso foi o que eu mais gostei no livro. As mensagens. Apesar de se achar feia, Marcela em nenhum monte faz drama por isso. Ela acredita que existe um lado bom em sua aparência e que a feiura é bela. O que faz o leitor pensar: O que torna uma pessoa linda e a outra feia?

A autora criou ótimos personagens. Roberto, por exemplo, é um garoto muito fútil no começo. Ser parte do grupo dos populares da escola o faz pensar apenas na beleza externa, mas ao conhecer Marcela, sua vida começa a mudar. E são mensagens como essas, que fazem desse livro uma ótima leitura. 

Recomendo o livro para todos que gostam de uma leitura reflexiva e divertida, ao mesmo tempo. A editora, mais uma vez, fez um trabalho excelente com a obra!

"Eu grito! Grito como uma pantera furiosa. Berro com os punhos fechados para ter mais força para berrar. Berro como se tivessem me ferido. Berro para eles, batendo os pés no chão, e o som ecoa como tambores na savana. Berro, grito, urro contra mim mesma, por mim, por Giorgia. Contra ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário