Livros #68 - O Dom

Título: O Dom
Editora: Novo Conceito
Autor: James Patterson e Ned Rust
Número de páginas: 285
Sinopse: Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.


O Dom segue a mesma linha do primeiro volume da série, Bruxos e Bruxas. Uma linda capa, ótima tipografia e a narração dos capítulos alternando entre os irmãos Whit e Wisty. 

Os irmãos Allgood junto com seus amigos da Terra Livre continuam fugindo e combatendo o Único que é o Único neste segundo volume. Whit e Wisty estão aprendendo mais sobre seus poderes e como controlá-los. Sem os pais, Margô (amiga da Terra Livre) e Célia (A namorada/fantasma de Whit) saber em quem confiar fica cada vez mais difícil, e grandes traições irão ocorrer neste volume.

"Achava que a Nova Ordem tinha banido toda a forma de arte, mas estava errada: a fina arte da tortura humana está viva aqui e passa bem."

Sem muitos aliados e a fuga constante da Nova Ordem, O Único que é o Único fica cada vez mais perto dos irmãos e de seu objetivo: O poder de Wisty. Porém, com sua personalidade forte, isso é a última coisa que a garota iria concordar em fornecer. Assim os capítulos se desenrolam e a trama fica mais envolvente e cheia de magia. O final é realmente superior ao do primeiro volume, com mais ação e suspense. Deixa o leitor cheio de perguntas e ansioso pelo próximo livro.

Para mim, este segundo livro me agradou da mesma maneira que o primeiro. Analisando alguns pontos negativos que algumas resenhas abordam, novamente repito o que disse no primeiro: Por não ter lido outras obras do autor, não fiz comparações. Portanto, acredito que seria impossível eu me decepcionar com a obra, que possui vários elementos que me agradam, já que eu não tive contato com as obras anteriores do Patterson.

"É o que meus pais disseram: às vezes, pelo bem maior, você tem de se aventurar fora de sua zona de conforto. E o que vou fazer, querido leitor, fica bem longe do que até eu considero o limite da sanidade."

Mas falando do conteúdo em si, teve algumas coisas sim que não me agradaram. As várias perguntas deixadas pelo primeiro volume não foram respondidas neste. O crescimento das personagens também não foi o que eu imaginava, gostaria de um amadurecimento maior do que foi apresentado e que o passado fosse mais explorado. Na verdade, achei os irmãos mais infantis em O Dom, Whit fica 99% do tempo pensando em Célia e toma atitudes idiotas com isso. Wisty agia sem pensar em algumas ocasiões e confiou muito fácil nas pessoas, isso me deu raiva. Na situação que o mundo está ela deveria desconfiar até do próprio irmão (brincadeira).

Outro ponto negativo foi que, assim como ocorreu em Bruxos e Bruxas, as coisas acontecem rápido demais. Em um capítulo são presos, no outro conseguem fugir e no outro são presos novamente e isso pode se tornar cansativo e previsível. Me questiono se a série tem um objetivo, para onde estamos indo com toda essa enrolação? São vários acontecimentos mas nenhuma evolução, é sempre tudo em volta de fugir da Nova Ordem. Estava esperando alguma guerra, algo mais diferente, mas a verdade é que ficou praticamente igual ao primeiro.

"- Sei que às vezes você finge que já fez coisas que só leu nos livros.
- Mas não é um fingimento total. Quando você lê um livro bom, meio que acaba fazendo as coisas sobre as quais você leu."

Mas o fato é, eu sei que existem vários pontos negativos, mas mesmo assim, eu gostei. Acredito que quando gostamos de um livro, não importa todos os seus defeitos, você continua querendo ler mais e mais. Irei ler todos os volumes lançados e provavelmente gostar de todos eles, sem nenhuma grande explicação. Digo apenas que a série me cativou e que apesar do enredo não ser dos melhores, foi bom para mim. Acho que isso explica as 4 xícaras de café. Recomendo para todos que gostam de ação, comédia e leituras rápidas para descontrair. 

Witch & Wizards
1- Bruxos e Bruxas
2- O Dom
3- The Fire
4- The Kiss

42 comentários:

  1. Ainda não li o primeiro livro Bruxos e Bruxas, mas depois de sua resenha fiquei com vontade de ler e acompanhar a história!

    ResponderExcluir
  2. Também não li o primeiro, mas não vejo a hora de ler logo os dois! Sou fã demais do James Patterson, e nada tira minha vontade de ler essa série, mesmo que eu já tenha visto inúmeros comentários negativos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho as capas desta série lindas demais, mas sabe quando algo não te prende? Pois é.... minha história com essa série.... rsrsrsrsrsrsrrs
    Mas adorei a resenha, quem sabe dou uma chance pra ele neh?

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tomei coragem pra ler o primeiro livro, que está na minha estante há um bom tempo, rs. Mas vou ver se pego essa semana ainda pra ler! rs

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda to pretendendo ler Bruxas&Bruxos, porque sei que é bem legal.
    Tenho que comprar logo esses dooissss! HAHAH ♥

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, gostei da dica!! muito lindo o blog...

    Passa lá no Monster Pop? http://www.monsterpop.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade de ler começando por Bruxos e bruxas mas não achei tão interessante. Mas, sinceramente, pretendo!

    ResponderExcluir
  8. Estou bastante curiosa com essa continuação e não vejo a hora de ler. Os personagens ao meu ver estão cada vez mais centrados e habilidosos com seus poderes. E espero que neste segundo eles venham com tudo. Adorando conhecer mais da história deles. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Lembro da ótima divulgação feita pela Novo Conceito na época do lançamento do primeiro livro, foi uma grande aposta da editora. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas gosto de livros de fantasia.

    ResponderExcluir
  10. Os livro desse autor(a) sao otimos,quero muito ganhar...interessante a historia..........

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler Bruxos e Bruxas para depois ler O Dom, mas eu li tantas resenha negativas do primeiro livro :\ Na minha estante eu tenho um livro do J.P que eu ainda não li, rsrs!
    Parabéns pela resenha!

    www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não consigo me animar a ler esta série! Sei lá.... já vi tanto comentários contra e a favor! hahaha Mas a própria sinopse e o tema da história não me agradam. Não tenho nenhuma intenção de ler esta obra.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li o primeiro livro Bruxos e Bruxas e gostei muito, estou doida pra ler esse!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas confesso que me interessei muito...lendo essa resenha, me dá mais vontade ainda de iniciar essa leitura...
    quem sabe agora nas férias não me dedico aos dois! :)

    ResponderExcluir
  15. Essa parada de gostar ou não de um livro é inexplicável. Como você disse, o livro pode ter mil defeitos, e nós sabermos de todos eles, mas quando a química bate, não tem como fugir. Ainda não consegui ler nada do James, mas tenho bastante vontade. E essa série de "Bruxos e Bruxas", me parece ter uma narrativa mais ágil, do jeito que gosto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Livros de suspense, sempre são bons, para deixar algo no ar e querer mais, a série de Bruxos e Bruxas deve ser ótima por isso.

    ResponderExcluir
  17. Essa série é uma incógnita p mim. Quando vi o primeiro livro fiquei curiosa, mas depois vi muitas críticas negativas e me desanimei, nesse segundo apesar de parecer como na resenha mesmo diz manter a mesma linha ainda não estou animada para investir nessa série ainda.

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda n li Bruxos e Bruxas, estou super atrasada nas leituras. Gosto muito do James Patterson, acho a escrita dele muito leve. Realmente vi muita gente q não gostou de Dom. Pretendo começar a série somente após o lançamento de todos...

    ResponderExcluir
  19. Eu achei as capas desses livros lindas e adoro o autor. Mas não consegui ler por inteiro Bruxos e Bruxas, não me animou. Deixei aqui para uma nova tentativa, quem sabe :)
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu estou maravilhada com as suas resenhas, realmente muito boas! Estou querendo esse e o outro livro da série.... Ai meu bolso vai sofrer se eu compra todos os livros que quero!!! kkkkkkkkkkk

    Bjoks da Gica.

    ResponderExcluir
  21. A série me cativou mesmo o enredo não não ter sido melhor trabalhado, mas eu gostei. Para aqueles que gostam de ação, comédia e leituras rápidas como eu irão gostar bastante.

    ResponderExcluir
  22. E mais uma vez, sua resenha me despertou um interesse em ler!

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente, essa série foi uma das únicas que não me chamou a atenção até agora, não gostei do enredo, embora tenha que admitir que as capas ficaram realmente lindas, porém não curti essa história.

    ResponderExcluir
  24. Eu não curto normalmente esse tipo de livros, mas sei que sua resenha foi espetacular. muito bem colocada, com linguagem legal. :D

    ResponderExcluir
  25. Linda resenha, na verdade a maioria que o Sir faz são incríveis, detalhadas e cheias de citações. Curto isso.

    ResponderExcluir
  26. Eu não tive oportunidade para ler Bruxos, nem O Dom, esses livros estão dando o que falar... E estou louca para ler... Fala de coisas que gosto muito, como bruxaria e mundos distópicos....

    ResponderExcluir
  27. Fiquei interessada! A saga parece ser ótima, apesar dos pontos negativos que foram citados.
    Vocês estão de parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Eu comprei o livro Bruxos E Bruxas e estou amando o livro.
    A série deve ser sensacional!!
    Gostei da resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Eu ganhei de presente o livro Bruxos e Bruxas, mas achei que não era muito a minha cara. Agora que li sua resenha do 2 livro, estou repensando e colocando na lista de próxima leitura!!! Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  30. Querendo ler muito, adoro essas resenha

    ResponderExcluir
  31. Ainda não terminei Bruxos e Bruxas, mas pela resenha O Dom promete.

    ResponderExcluir
  32. Ainda não tenho o livro Bruxos e Bruxas, mas esses dois livros já estão na minha lista de desejados. Uma amiga minha elogia muito esse livro, me deixando cada vez mais curiosa sobre ele.

    ResponderExcluir
  33. Tenho o livro BRUXOS E BRUXAS, mas ainda não o li, pois pretendo adquirir esse tb para ler logo os dois juntos.
    Gostei muito da resenha e a minha curiosidade só aumentou. :)

    ResponderExcluir
  34. James é sempre muito bom. Parece que nesse livro não fez diferente. Tá na lista das próximas leituras :D

    ResponderExcluir
  35. Já tinha ouvido falar do primeiro livro, mas não sabia que seria uma trilogia. Resenha interessante. Vou colocar a trilogia na lista.

    ResponderExcluir
  36. Li sua resenha mas não consegui compreender muito sobre a história, afinal eu ainda não li o primeiro livro e só tinha uma idéia central sobre ele. Fiquei meio perdida, me perguntando "quem é Único"? rs acho que vou ter que ler para descobrir.

    ResponderExcluir
  37. Esta saga está entre minhas prioridades de leitura! qdo começo uma tenho que ler todos os volumes publicados de uma vez! a ansiedade não me deixa desapegar!
    Também detesto qdo deixam pontas soltas. Só espero que não sejam pontas soltas ao estilo Stephenie Meyer

    ResponderExcluir
  38. Confesso que no começo Bruxos e Bruxas me pareceu ser uma série bem legal (e ainda é), é muito envolvente, nunca tive a oportunidade de ler livros que tinha bruxos como personagens principais, e foi disso que mais gostei nele, gostaria muito de poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  39. Ainda não li Bruxos e Bruxas, mas ele parece ser bom. Pelas resenhas que li, vale muito a pena ler a série!

    ResponderExcluir
  40. Eu lembro que o primeiro livro da série teve uma divulgação enorme, e isso me deixou muito curiosa em relação à história. Não sei se lerei, já que tenho tantos livros pra ler, e são muitas trilogias para acompanhar, mas eu ainda tenho vontade de ler já que tantas pessoas falam tão bem dele. Uma pena ter alguns pontos negativos que me afetam, como a infantilidade de Whit, e o fato dele passar tanto tempo pensando em Célia, isso me estressa um pouco. Mas ainda acho que a leitura poderá valer a pena para mim e espero lê-los os mais rápido possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir